Mais de 7,2 mil faltam ao vestibular da UEPB

Presidente da Convest faz balanço positivo do vestibular 2012 da UEPB, segundo ele o número de abstenções ficou dentro do prervisto.

Dois dias de provas e um índice de 23,23% de abstenção. Esse foi o resultado do vestibular 2012 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), divulgado ontem à tarde pela Comissão Permanente de Vestibular (Comvest). Foram 7.252 candidatos que por algum motivo não participaram do certame. No total, 31.215 candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 3.858 vagas nos 42 cursos de graduação da UEPB.

Para o presidente da Comvest, professor Ivan Barros, a média de abstenções “ficou dentro do esperado. Ano passado foram cerca de 22%”, observou. “Encerramos mais este vestibular com sucesso, apesar de alguns candidatos terem sido eliminados por porte de celular, o balanço foi extremamente positivo, as provas foram bem elaboradas e contemplaram todos os conteúdos do ensino médio”, avaliou Ivan Barros, acrescentando que o balanço parcial indica que pelo menos 35 candidatos foram eliminados.

As provas foram aplicadas em 61 locais, sendo 826 salas, nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Patos, Guarabira, Catolé do Rocha, Monteiro e Araruna. Estiveram envolvidos na fiscalização mais de 2.800 fiscais, entre coordenadores, subcoordenadores, fiscais de setor, fiscais de sala, polícia científica e apoio. Detectores de metais foram utilizados na entrada e saída dos candidatos, para impedir o acesso daqueles que portaram equipamentos eletrônicos, como celulares e relógios digitais.

O estudante Anderson de Sousa Coelho, 20 anos, prestou vestibular para o curso de licenciatura em matemática. “Gostei muito do nível da prova, estava bem elaborada e a comissão está de parabéns pelo trabalho de fiscalização, que foi considerado muito satisfatório pela maioria dos candidatos”, disse ele. Somente na sala em que ele fez provas, 10 candidatos faltaram no último dia de provas.

A lista dos aprovados no vestibular 2012 será divulgada no dia 6 de janeiro, já as matrículas dos candidatos classificados para a primeira entrada acontece no dia 25 de janeiro. Para os estudantes que desejarem ingressar na instituição através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão disponibilizadas 1.158 vagas.