icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mais de mil transplantes

Dados do Ministério da Saúde mostram aumento de 410% no número de transplantes de córneas e de 236% nos transplantes de rim na Paraíba.

Publicado em 26/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:43

O aposentado Cláudio Goes sofreu uma reviravolta na vida ao receber o diagnóstico de que estava com o coração crescido e que precisava retirar o órgão e passar por um transplante. O fato aconteceu há 8 anos, o procedimento foi um sucesso e hoje ele vive bem.

Assim como o aposentado, 1.084 pessoas foram transplantadas no Estado, no período de 2008 até o dia 23 deste mês. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e apontam ainda que o transplante de córnea é o que acontece com maior frequência no Estado.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a Paraíba figura entre os Estados do Brasil que conseguiram aumentar os transplantes de rim e a captação de córneas.

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados ontem, os transplantes de córnea e rim aumentaram 236%, comparando o primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado. O transplante de córnea foi o que apresentou o crescimento mais significativo, passando de 20 procedimentos, em 2012, para 102 no último semestre, um crescimento de 410%. Já o de rim, passou de 19 no primeiro semestre de 2012 para 29 no primeiro semestre de 2013, um aumento de 53%.

Ainda considerando os dados de 2013, a expectativa é que sejam alcançados 60 transplantes de rim até o final do ano, segundo informou a chefe de Ações Estratégicas da Central de Transplantes do Estado, Myriam Carneiro. Mesmo assim, o número de procedimentos será insuficiente para atender a “fila de espera”, que contém 323 pacientes cadastrados para receber o órgão.

A professora Anny Silva Lopes conhece bem o drama dos pacientes que enfrentam os tratamentos para ajudar no funcionamento do rim, como a diálise e hemodiálise, e esperou seis anos por um transplante. Durante esse tempo, ela não teve a chance de ser contemplada com um rim de um doador morto até que um dos irmãos fez o teste de compatibilidade e doou o órgão para a professora.

“Meu rim foi prejudicado quando tive dengue hemorrágica. Durante esses seis anos fiz diálise e fiquei muito debilitada. Foi ai que meu irmão decidiu fazer o teste e doar um dos rins dele para mim. Ele foi um anjo na minha vida, mas nem todo mundo tem essa oportunidade. Por isso é importante que as pessoas sejam doadoras”, disse Anny Lopes.

CAMPANHA DE DOAÇÃO SERÁ LANÇADA HOJE

A Central de Transplante da Paraíba, em parceria com a Companhia Brasileira de Trans Urbanos (CBTU), em João Pessoa, realiza hoje, a partir das 8h, na Estação Ferroviária da capital, no Varadouro, e no interior dos trens, a ação 'Trem da Vida'. O evento marca o lançamento da 13ª Campanha Estadual para Doação de Órgãos e Tecidos cujo tema é 'Sinal Verde para a Vida. Diga Sim à Doação de Órgãos!'.

As atividades, que ocorrerão até as 11h, têm por finalidade divulgar as ações da Central de Transplante, além de sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar órgãos. A programação prossegue no dia 27, às 17h, no auditório do Instituto de Assistência do Servidor (IASS), antigo Ipep, com um culto ecumênico para familiares de doadores, receptores de órgãos e tecidos e o público em geral.

Já no dia 28, às 8h, no auditório da Unimed-JP, acontecerá a capacitação sobre 'O processo de doação e transplante', ministrada por representante da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

CAMINHADA

A 13ª Campanha Estadual para doação de órgãos e tecidos será encerrada no próximo domingo, com a realização da 'Caminhada pela Vida', às 8h, na praia de Tambaú.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp