Tábuas de Marés em João Pessoa

O que é a tábua de marés?

A tábua de marés é um instrumento utilizado para prever as mudanças do nível do mar em um determinado local e período de tempo. Ela é composta por uma tabela que mostra as horas em que ocorrerão as marés altas e baixas, bem como a altura das mesmas em relação ao nível médio do mar. Essas informações são úteis para pescadores, navegadores e banhistas, que precisam saber o momento mais adequado para realizar suas atividades na praia, além de serem importantes para prever possíveis inundações e outros fenômenos relacionados ao nível do mar. As informações contidas na tábua de marés são calculadas com base em diversos fatores, como a posição da Lua e do Sol em relação à Terra, a topografia do litoral e a influência de correntes e ventos.

Como pescadores usam a tábua de marés?

A tábua de marés pode ser muito útil para pescadores, pois eles precisam estar cientes das condições do mar para escolher o melhor momento para pescar. Por exemplo, muitos tipos de peixes se alimentam durante a maré alta, enquanto outros preferem a maré baixa. Saber as horas em que ocorrerão as marés altas e baixas pode ajudar os pescadores a escolher o melhor horário para lançar suas redes ou anzóis.

Como navegadores usam a tábua de marés?

Para navegadores, a tábua de marés é importante porque o nível da água pode afetar a profundidade de canais e rios, bem como a altura das ondas. Saber as horas em que ocorrerão as marés altas e baixas pode ajudar os navegadores a planejar suas rotas e escolher os melhores momentos para entrar ou sair de portos e ancoradouros.

Como banhistas usam a tábua de marés?

A tábua de marés também é útil para banhistas, pois pode ajudá-los a evitar correntes fortes e ondas perigosas. Por exemplo, nadar durante a maré baixa pode ser mais seguro do que nadar durante a maré alta, quando as ondas são maiores e mais fortes. Além disso, a tábua de marés pode ajudar os banhistas a escolher o melhor horário para aproveitar a praia, evitando marés muito baixas ou muito altas, que podem tornar a praia menos agradável.