Marcação: 2ª em índios no país

Municípios paraibanos estão no ranking das dez cidades brasileiras com maior proporção de indígenas do país, os dados são do IBGE.

De acordo com o Censo 2010, as cidades paraibanas de Marcação e Baía da Traição, aparecem, respectivamente, em segundo e quarto lugares no ranking dos dez municípios brasileiros que apresentaram a maior proporção de indígenas nos últimos 10 anos.

Marcação possui 77,5% de sua população composta por índios, enquanto o percentual na Baía da Traição é 71%. Em 2000, apenas Baía da Traição constava em sexto lugar nesse ranking.

Para o IBGE, a mudança ocorreu em virtude do crescimento considerado de autodeclarações de indígenas feitas nesse município.

A mesma opinião tem o chefe da Coordenação Técnica da Gerência Estadual da Fundação Nacional do Índio (Funai), Benedito Rangel de Morais. Ele observou que os índios passaram a assumir a sua identidade étnica, porque estão com autoestima mais elevada. “Talvez, por medo de não serem aceitos na sociedade, muitos indígenas não assumiam sua verdadeira etnia. Mas isso mudou e vem mudando, principalmente, por causa das políticas sociais voltadas para os indígenas”, disse. “A saúde e educação indígenas são atribuições exclusivas dos ministérios da Saúde e da Educação. Apesar disso, a Funai apoia atividades produtivas, fiscaliza as terras indígenas para impedir a invasão, a produção do artesanato e garante a demarcação das terras. O índice de mortalidade também diminuiu. Tudo isso contribui para a valorização da autoestima indígena”, disse.