Ministério diminui padrão de crânio para notificar microcefalia

Mudança foi divulgada pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta (9). Boletim epidemiológico também foi divulgado.

Desde a semana passada, o protocolo para diagnósticos de microcefalia vem sendo diferente. A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (9). De acordo com ele, serão notificados como suspeitos da malformação somente casos de meninos com crânio medindo menos do que 31,9 centímetros e de meninas, menos de 31,5 centímetros.

Em novembro, conforme indicação do Ministério da Saúde, todos os bebês com perímetro cefálico menor que 33 cm eram notificados como microcefalia; já em dezembro, o parâmetro mudou, passando a ser de 32. As mudanças foram feitas, segundo o ministério, em conformidade com as orientações da Organização Mundial da Saúde. 

Em boletim epidemiológico divulgado nesta tarde, o Ministério apresentou  novos números da microcefalia na Paraíba: são 826 casos notificados. Desses, 71 foram confirmados, 308 foram descartados e 447 permanecem em investigação. De acordo com o levantamento anterior, os casos notificados eram de 810, os confirmados de 63, os descartados de 306 e 441 estavam em investigação.  

Nacionalmente
No Brasil, estão sendo investigados 4.231 casos suspeitos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivas de infecção congênita. Dos casos já analisados, 745 foram confirmados e 1.182 descartados. Desde o início da investigação, foram notificados 6.158 casos suspeitos de microcefalia.