MP pede aumento da pena no caso Shaolin

Ministério Público considerou a sentença branda e pede aumento de pena, de dois para quatro anos; processo segue para o TJPB.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recorreu da sentença que condenou o caminhoneiro Jobson Clemente Benício, 23 anos, acusado de provocar o acidente com o humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, em janeiro do ano passado. Há 15 dias, o motorista foi condenado à detenção de 2 anos em regime aberto, convertida em prestação de serviços à comunidade e pagamento de três salários mínimos.

Para o promotor Sócrates da Costa Agra, o Ministério Público entendeu que a sentença do juiz Vandemberg de Freitas, da 4ª Vara Criminal de Campina Grande, foi branda e, por isso, ele entrou com uma apelação na última segunda-feira. Com isso, o processo deve seguir para o Tribunal de Justiça da Paraíba. “Ele deveria ter sido condenado com a pena máxima de quatro anos, visto que a situação em que se encontra a vítima do acidente é bastante grave”, afirmou o promotor. O humorista está em coma.

À época da decisão judicial, o advogado da família de Shaolin, Rodrigo Celino, considerou satisfatório o resultado da sentença e, em comum acordo com os familiares do humorista, não recorreu da condenação. “O nosso entendimento foi de que o juiz acatou o que diziam os autos, que não foi Shaolin quem causou o acidente e, na avaliação da família, a sentença foi aplicada de forma correta. Vamos apenas acompanhar o andamento do processo.

Na verdade, nenhuma sentença é justa para sanar o sofrimento da vítima”, disse.

O advogado de Jobson, Geminiano Limeira, que já havia entrado com recurso contra a sentença de condenação, alegando que seu cliente era inocente e não havia dado causa ao acidente, disse que recebeu a notícia do recurso do MP com naturalidade. “Eles estão fazendo o papel deles que é o de acusar. Mas continuo acreditando na inocência de Jobson e, agora, quem vai decidir quem está certo é o Tribunal de Justiça da Paraíba, que irá avaliar ambos os recursos”, destacou.

Na sentença, o juiz Vandemberg de Freitas também determinou a suspensão, por um ano, da habilitação do motorista. Na compreensão do magistrado, também não houve qualquer culpa do humorista no acidente. Nos autos consta o laudo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmando que Jobson Clemente invadiu a pista contrária, atingindo o carro conduzido por Shaolin, causando o acidente ocorrido em 18 de janeiro do ano passado.

A reportagem do Jornal da Paraíba tentou contato com o juiz Vandemberg de Freitas, que emitiu a sentença contra Jobson Clemente, mas não conseguiu falar com o magistrado que, até o fechamento desta edição, encontrava-se em audiência.