MPF instaura inquérito para investigar fraude em concurso do IFPB

Procedimento foi publicado no Diário Oficial do MPF desta quinta-feira (21).

O Processo Seletivo de Cursos Superiores -PSCS 2021.2 oferece 1.590 vagas, distribuídas por dez campi.
MPF instaura inquérito para investigar fraude em concurso do IFPB
Foto: Felipe Gesteira

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para investigar irregularidades na realização de um concurso realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), realizado em 2019*. A abertura do procedimento, que é conduzido pelo procurador da República, Yordan Moreira Delgado, foi publicada no Diário Oficial do MPF desta quinta-feira (21).

Dentre as irregularidades apontadas, com base em denúncia apresentadas por candidatos, houve falhas na distribuição de provas ampliadas aos candidatos que fizeram prévia solicitação; bem como nos procedimentos voltados à prevenção de fraudes à lisura do concurso, tais como ausência de inspeção de candidatos na entrada e saída das salas, utilização de telefone na sala onde as provas seriam realizadas e utilização de aparelho auditivo por candidato.

O presidente da Compec, Simão Pedro, informou que o IFPB ainda não foi notificado formalmente da abertura do inquérito, mas que, tão logo isto aconteça, prestará todas as informações necessárias para esclarecer os fatos apontados na denúncia.

* Esta reportagem foi alterada na sexta-feira (22) para corrigir o ano do concurso que está sendo investigado pelo MPF.