Mulher de Cuité é incluída como novo caso suspeito de coronavírus na PB

Apesar do novo registro, a Paraíba mantém em sete o número de casos sob investigação.

Mulher de Cuité é incluída como novo caso suspeito de coronavírus na PB
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) incluiu, nesta quarta-feira (11), um novo caso suspeito de coronavírus na Paraíba. A paciente é uma mulher, de 35 anos, moradora de Cuité, no Agreste paraibano, com histórico de viagem para Europa. Apesar do novo registro, a Paraíba mantém em sete o número de casos sob investigação, já que o de uma mulher de 72 anos, que havia sido notificada como suspeito para coronavírus, nesta terça-feira (10), foi descartado no novo boletim para a SES.

Segundo novo boletim da SES, a paciente de Cuité, após atendimento médico, foi recomendada a manter isolamento domiciliar, assim como nos demais casos investigados.

Desde o primeiro caso registrado na Paraíba, em fevereiro, foram 14 notificações realizadas como suspeita para coronavírus, sendo que seis delas foram descartadas e uma excluída por não atender a todos os critérios. A paciente era uma  idosa de 72 anos de idade que também viajou para os Estados Unidos  recentemente.

Além da mulher de Cuité, dois novos casos suspeitos de coronavírus foram registrados nas cidades de João Pessoa e de Campina Grande, nesta terça-feira (10), onde já haviam pacientes sob investigação. Na capital, o suspeito é um idoso de 65 anos de idade com histórico de viagem aos Estados Unidos. Ele está em isolamento domiciliar, seguindo uma orientação da SES.

Além deles, outros cinco pacientes estão sendo monitorados pela SES como suspeitos do novo coronavírus. Das sete suspeitas da Covid-19 na Paraíba, cinco são de pessoas que moram em João Pessoa e duas de pessoas que residem em Campina Grande.

Casos em investigação

  1. Criança, 6 anos, residente em João Pessoa com histórico de viagem para os EUA. Está em isolamento domiciliar
  2. Homem, 37 anos, residente em Campina Grande com histórico de viagem para Europa, em isolamento domiciliar.
  3. Mulher, 72 anos, residente em João Pessoa, histórico viagem EUA, em isolamento domiciliar.
  4. Mulher, 80 anos, residente em João Pessoa, com histórico de viagem para os EUA. Atendida na rede privada e aconselhado isolamento domiciliar.
  5. Mulher, 74 anos, residente em João Pessoa com histórico de viagem para Europa. Atendida na rede privada e aconselhado isolamento domiciliar.
  6. Homem, 65 anos, morador de João Pessoa com histórico de viagem para os EUA.
  7. Mulher, 35 anos, moradora de Cuité, com histórico de viagem para Europa. Foi recomendado isolamento domiciliar.

Plano

A Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o Covid-19, elaborado desde o fim de Janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da Rede Pública e Privada de todo o estado. O Centro Operacional de Emergências em Saúde Pública – COE Estadual – realiza avaliação das ações executadas e desencadeia encaminhamentos para o fortalecimento da identificação dos casos, de acordo com definição.

As unidades de referência para atendimento de casos prováveis do Covid-19 são: o Hospital Clementino Fraga e Hospital Universitário Lauro Wanderley, sendo este último para pacientes da pediatria, em João Pessoa e o Hospital Pedro I, em Campina Grande. Eles devem receber os casos suspeitos, após regulação médica.

Outras medidas

Agora, médicos e demais profissionais de saúde da Paraíba devem notificar imediatamente casos suspeito de coronavírus em todo o estado. As notificações devem ser encaminhadas à Vigilância Epidemiológica, através dos canais de comunicação das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde, conforme recomendação de uma nota técnica elaborada pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) e Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP), divulgada nesta segunda-feira (9).