Novos sites do Jornal da Paraíba vão ajudar eleitor a definir voto

Plataformas ‘Eleições 2016’ e ‘Eu Fiscal’ foram lançadas em Campina Grande.

O JORNAL DA PARAÍBA lançou nesta quarta-feira (17), em Campina Grande, duas novidades que vão servir como aliados da sociedade durante o período eleitoral. O evento também serviu como lançamento oficial na Rainha da Borborema da nova fase do jornal, que migrou para as plataformas digitais e agora produz conteúdo de forma totalmente online. O encontro reuniu empresários, autoridades e representantes do marcado publicitário, que acompanharam as novidades como os sites ‘Eleições 2016’ e o ‘Eu Fiscal’ em um café da manhã no Garden Hotel.

O jornalista e colunista do portal, Laerte Cerqueira, foi o mestre de cerimônia e abriu o evento falando sobre as principais novidades dessa nova fase do site. Durante o lançamento, a direção da Rede Paraíba de Comunicação falou sobre as plataformas recém-inauguradas e também dos investimentos realizados nos últimos meses para tornar o JORNAL DA PARAÍBA ainda mais dinâmico.

Um exemplo de inovação nessa nova fase é a parceria entre o jornal, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Por meio do site ‘Eu Fiscal’, o usuário vai ter acesso a diversas informações a respeito dos candidatos e ainda acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Outra utilidade é a seção ‘Quem me representa’, em que os visitantes farão um quiz de afinidade para saber quais são os políticos que mais combinam com as suas ideias.

Segundo o professor do curso de Ciência da Computação da UFCG João Arthur Brunet, o Laboratório Analytics – que desenvolveu o projeto – possui a expertise necessária para explorar importantes dados fornecidos pelo MPPB e produzir conhecimento e aplicações que dão à população maior participação e controle sobre o Estado. “A gente utiliza a tecnologia para produzir produtos de forma mais rápida, com mais qualidade e também levar mais informação ao público. Empoderar a população no que diz respeito ao combate ou a fiscalização da gestão pública", explicou.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, falou sobre a união com a UFCG e o JORNAL DA PARAÍBA como sendo um grande avanço dado pelo estado na fiscalização da gestão pública e no combate à corrupção e comemorou o lançamento da nova fase do jornal em Campina Grande. “Tanto o site quanto as nossas campanhas mostram que as instituições estão atentas para usar a tecnologia em nosso favor. São iniciativas inteligentes que merecem ser louvadas. Parabéns a todos, em um momento histórico que tinha que ser em Campina”, comemorou.

O site ‘Eleições 2016’ também irá contribuir para que os eleitores façam escolhas conscientes. A página vai trazer uma ampla cobertura jornalística com as últimas notícias da corrida eleitoral. Além disso, o leitor vai conferir o ‘GPS dos candidatos’, que irá mostrar por quais bairros das cidades paraibanas os candidatos a prefeito passaram e como foram as agendas cumpridas por eles em cada uma das localidades. “Procuramos empoderar a população com informações não só do dia a dia dos candidatos, mas também das ideias que eles estão apresentando” explicou o colunista político do Jornal da Paraíba, Suetoni Souto Maior.

A editora-chefe do Jornal da Paraíba, Socorro e Silva, falou sobre a proposta do portal em mostrar todos os lados da notícia e buscar sempre agilidade, transparência e isenção na produção de conteúdo jornalístico. “A gente mantém a mesma qualidade. Isenção da notícia, ouvir todos os lados e mudamos o formato, estamos 100% online com redação em Campina Grande e em João Pessoa. A gente mantém a mesma credibilidade construída ao longo dos 45 anos, em tempo real.