Número de árvores é pequeno

Órgãos ambientais dizem que número de árvores a serem plantadas é insuficiente, tendo em vista o desmatamento na cidade,

Órgãos ambientais e associações reconhecem a importância do plantio de mudas para diminuir o déficit deixado pelo desmatamento em João Pessoa, mas avaliam que cerca de nove mil plantas ainda é pouco.

“É um ganho significativo, mas efetivamente não vai atender à necessidade plena da cidade. Temos um desmatamento contínuo de mata atlântica. Não deixa, entretanto, de ser uma grande ajuda, já que muitas árvores também estão morrendo e poderão ser substituídas”, avaliou o superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Bruno Eloy.

Para a presidente da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan), Socorro Fernandes, o número, apesar de representar uma boa iniciativa, é pequeno, “tendo em vista que a cidade tem sofrido uma grande perda de sua arborização em virtude da expansão imobiliária”.

Socorro destacou ainda que a mata atlântica vem sendo devastada paulatinamente. “É só observar a quantidade de prédios que estão aparecendo na cidade e isso significa supressão”, completou.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a Paraíba tem uma área de 4.571 quilômetros quadrados de bioma de mata atlântica.