Ortotrauma tem novos leitos para garantir atendimento

Foram investidos R$ 1,5 milhão nas melhorias para disponibilizar mais leitos e melhorar o atendimento em pediatria e traumatologia.

Em João Pessoa, oito novos leitos para atendimento de urgência pediátrica foram inaugurados, ontem, no Complexo Hospitalar de Mangabeira, o Ortotrauma. A ala Rebeca Cristina destinada ao público infantil deve beneficiar, além da capital, a população de outras 180 cidades conveniadas.

A abertura dos novos leitos deve desafogar o Hospital Municipal do Valentina, referência no atendimento de crianças na capital.

Em setembro último, a unidade hospitalar do Valentina registrou 3.051 atendimentos de crianças, sendo que 138 precisaram ficar internadas devido a problemas de saúde a exemplo de dengue e pneumonia. As demais, com sintomas de diarreia, infecções e viroses voltaram para casa após serem medicadas.

Além do setor para atendimento infantil, o Ortotrauma recebeu 32 novos leitos de ortopedia. Para a construção das melhorias no Complexo foram gastos aproximadamente R$ 1,5 milhão, dentre aquisição de equipamentos e construção da obra. Thatiany Monteiro Coelho, diretora-geral do Complexo Hospitalar, ressaltou que os investimentos integram uma ação de melhoria de qualidade no atendimento à população pelo qual o hospital está passando, como ampliação de exames e ampliação de leitos. "Tínhamos um contingente de pessoas que aguardavam nos corredores que agora passaram a ser alojados confortavelmente em leitos”, salientou Thatiany.

Na oportunidade, o prefeito da capital, Luciano Agra, ressaltou a importância da obra para moradores de João Pessoa e cidades próximas. “Todos os equipamentos da rede hospitalar municipal estão recebendo investimentos, a exemplo do Santa Isabel, que recebeu equipamentos de ressonância magnética e o próprio Complexo de Mangabeira. Grande parte dos atendimentos no Complexo, em razão de convênios ou procura espontânea do usuário, é feita em pacientes originários de outros municípios”, afirmou o prefeito.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira atende a urgências e emergências em clínica médica, traumatologia, cirurgia geral, bucomaxilofacial, bem como realiza cirurgias eletivas em traumatologia e ortopedia e bucomaxilofacial, bem como atende a urgências pediátricas em clínica médica e em traumatologia.

Só em traumatologia e ortopedia são realizadas 270 cirurgias, em média, ao mês. A secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, lembrou que a demanda de atendimentos na especialidade de ortopedia será suprida com os novos leitos.

O hospital conta também com um Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm), hoje conta com oito leitos. Além das tomografias realizadas em pacientes internos e em crianças, no hospital podem ser realizados exames de colonoscopia, endoscopia, exames laboratoriais, ultrassonografia e raio-x, através da indicação dos médicos das Unidades de Saúde da Família e da Central de Regulação de João Pessoa.

Na rede estadual, o Complexo de Pediatria Arlinda Marques é o hospital de referência no atendimento às crianças e adolescentes de 0 a 16 anos do Estado da Paraíba. No setor de urgência a média é de três mil atendimentos na urgência e 11 mil no ambulatório. Entre os principais problemas de saúde apresentados pelas crianças estão as viroses, especialmente as respiratórias e gastrenterites (diarreias e vômitos).