Peças arqueológicas devem aparecer

Durante as obras de revitalização da Casa da Pólvora, os técnicos do Iphan e da Prefeitura de João Pessoa acreditam que serão encontrados resquícios de construções antigas, como ocorreu durante a reforma da Praça Rio Branco, no Centro de João Pessoa, ocorrida no ano passado. Na época, foram encontradas 4,5 mil peças arquelógicas. Entre os achados, estavam pedaços de utensílios domésticos que possuiam mais de 300 anos de existência. Atualmente, eles estão em poder do Iphan.

Fernando Moura explica que é provável que outros objetos arqueológicos sejam encontrados nas áreas em volta da Casa da Pólvora, porque o Centro de João Pessoa “é um grande sítio arqueológico”. Ele explica que a coleta de lixo passou a existir a partir do século 20. Antes, não existia esse serviço e as pessoas descartavam os resíduos nas ruas.

“As vias públicas eram um monte de lixão, com lamas por todo lado. Por isso, onde a gente escavar, é possível encontrar peças dessa época. Muitos fragmentos encontrados são simples, como pedaços de xícaras, mas que contam a história da cidade e das pessoas que viveram em séculos passados”, detalha.