Presidente da PBTur garante crescimento no turismo apesar das manchas de óleo

Segundo Ruth Avelino, as manchas não afetaram o setor.

Presidente da PBTur garante crescimento no turismo apesar das manchas de óleoA presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, garantiu neste sábado (12) que o turismo da Paraíba não está sendo afetado pelas manchas de óleo. Segundo ela, não houveram cancelamentos de pacotes e viagens. “Temos informações que as vendas de passagens para a Paraíba estão aumentando em relção ao mesmo período do ano passado”, explicou.

Ruth informou que a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e a Capitania dos Portos tem monitorado diariamente as praias do estado. “Houve uma pequena ocorrência sim, mas aqui na Paraíba já está controlado”, informou.

Presidente da PBTur garante crescimento no turismo apesar das manchas de óleo
Ruth Avelino

“A verdade é que as praias da Paraíba não estão afetadas como as dos outros estados”, enfatizou em entrevista ao Jornal da Paraíba. Para evitar que o setor se prejudique de alguma forma, a PBTur tem abastecido as operadoras de turismo do Brasil inteiro com imagens diárias, com filmes e fotos, mostrando que nossas praias não estão com esse problema.

Apesar disso, o o último balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que as manchas de óleo ainda podem ser vistas em quatro praias do estado. Segundo o Ibama, na Paraíba as manchas de óleo podem ser vistas nas praias de Tambaba, Gramame, Praia do Amor e Jacumã. No entanto, o instituto destaca que são vestígios esparsos apenas.

As manchas começaram a aparecer no início de setembro. O estado com maior número de localidades atingidas é o Rio Grande do Norte, com mais de 40 praias na lista. Em alguns estados a fauna também foi atingida, com animais morrendo por conta do problema. Não houve nenhum registro desse tipo na Paraíba.