Radiação atinge níveis extremos

Além do calor, o clima vai ficar seco; no semiárido, a perspectiva é de que a umidade relativa do ar alcance níveis abaixo dos 40%.

A incidência de radiação ultravioleta pode chegar hoje a níveis extremos no Sertão paraibano. A informação é da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), que reforçou que a intensidade da radiação deve chegar a 13 numa escala que vai de 1 a 16. Além disso, o calor será intenso, com temperatura máxima esperada de 36°C e sensação de 38°C.

Além do calor, o clima vai ficar seco. Nas cidades localizadas no semiárido, a perspectiva é de que a umidade relativa do ar alcance níveis abaixo dos 40%. Em todo o Estado, não há previsão de chuvas significativas. “Um sistema de alta pressão está inibindo a formação de nuvens convectivas em todo o Estado. O sol deverá predominar em grande parte da Paraíba”, informou o meteorologista Flaviano Fernandes Ferreira.

“É necessário que a população tome cuidados. Quem puder, deve evitar se expor diretamente ao sol das 10h até as 15h e quem for à praia não deve dispensar o protetor solar”, informou o gerente de monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno.