Romaria deve atrair mais de oito mil fiéis no sábado

Concentração da Romaria será no Centro de Salgado de São Félix; Caminhada será após a celebração da missa eucarística.

No próximo sábado, dia 20, acontece a 24ª Romaria da Terra e das Águas, no município de Salgado de São Félix, localizado a cerca de 92 quilômetros (km) da capital. O tema deste ano será “A natureza clama por justiça, os rios choram sua morte”, com foco na defesa do Rio Paraíba, cuja areia vem sendo retirada por empresários da região. São esperadas oito mil pessoas para o evento, segundo a organização.

A concentração da Romaria será às 20h, no Centro de Salgado de São Félix. O início da caminha será às 22h, após a celebração da missa eucarística. A primeira parada será no distrito de Guarita, caminhada de sete quilômetros. Do local, os fiéis seguem para Campo Grande, finalizando a Romaria no município de Itabaiana, 80km de João Pessoa.

O missionário Pedro Vieira de Carvalho, um dos responsáveis pela organização do evento, falou sobre a importância da celebração. “É importante chamar atenção para a preservação do Rio Paraíba. Quando se tira a areia do rio, estamos tirando a qualidade de vida dele, prejudicando a vegetação que precisa da terra e do rio para viver”.

A Romaria da Terra e das Águas é promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Arquidiocese da Paraíba. Esta é a 24ª edição do evento, que pela primeira vez traz a água como eixo da campanha. A proposta é levantar a bandeira sobre os problemas sofridos pelo Rio Paraíba.

O Rio Paraíba nasce a mais de mil metros de altitude na Serra da Jabitacá, município de Monteiro, que faz divisa com o Estado de Pernambuco. O curso total é de 380km e segue o sentido sudoeste-leste. O rio percorre toda a região centro-sul da Paraíba, desaguando nos municípios de Cabedelo, Lucena, Santa Rita, Bayeux e João Pessoa. (Especial para o JP)