Secretaria faz campanha para prevenir amputações

Campanha foi iniciada no bairro do Jardim Paulistano, em CG,  para reduzir o risco de amputações nos portadores da doença.

Para combater o pé diabético em pacientes que são acompanhados pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), a Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou ontem, na Unidade Básica de Saúde Romualdo Figueiredo, no bairro do Jardim Paulistano, uma campanha para reduzir o risco de amputações nos portadores da doença. De acordo com o cadastro do programa Hiperdia do Ministério da Saúde, em Campina Grande há mais de nove mil pacientes que são acompanhados pelas equipes do PSF.

No primeiro dia da campanha foram oferecidos testes de glicemia e exame de sensibilidade nos pés, além de uma palestra educativa para reforçar os cuidados que devem ser tomados.

Ao todo, cerca de 50 pacientes que frequentam a unidade foram alertados para o risco de amputação pelo nível elevado de açúcar no sangue que pode afetar os nervos e a circulação sanguínea das pernas. Segundo a enfermeira Marisa de Fátima Barbosa, que coordenou as ações, a lesão dos nervos pode causar formigamentos, queimação e a perda da sensibilidade dos pés.

Após atender os pacientes da Unidade Básica de Saúde Romualdo Figueiredo, a Secretaria de Saúde de Campina Grande confirmou que vai levar a iniciativa para os outros postos dos demais bairros da cidade.