Sedap vai identificar situação dos mananciais paraibanos

Órgão quer identificar se existe contaminação por agrotóxicos e proteger a qualidade da água consumida pelos paraibanos.

A Gerência Operacional da Defesa Vegetal de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) informou que está montando uma estratégia para identificar a situação dos mananciais paraibanos, em relação à contaminação de agrotóxicos. Um cronograma operacional está sendo elaborado e será entregue no início do próximo mês ao Ministério Público Estadual.

O gerente do órgão, Luiz Carlos Barros, informou que o planejamento será feito nesta primeira semana de fevereiro, quando a maioria dos técnicos que estão de férias terão retornado às atividades. “Nossa intenção é chegarmos a todo o território paraibano, entretanto vamos definir quais áreas serão prioritárias nesse projeto, que visa proteger a qualidade da água consumida pelos paraibanos”, informou.

Ele disse que a estratégia que está sendo montada prevê não apenas a fiscalização das áreas agricultáveis que estão próximas aos açudes e barragens, mas também a educação ambiental dos agricultores e produtores rurais. “Para isso, vamos contar com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) e estabelecer parcerias com os municípios”, detalhou. Estão chegando denúncias de contaminação dos mananciais por agrotóxicos e, por isso, a fiscalização será intensificada.