Servidores de Cabedelo paralisam atividades por uma semana

Movimento une secretarias de Educação e de Saúde. Paralisação foi aprovada e teve início nesta quinta-feira (5). Categoria cobra uma série de melhorias salariais.

Os servidores da Educação e da Saúde de Cabedelo começaram nesta quinta-feira (5) uma paralisação de uma semana. A decisão foi tomada durante uma assembleia que aconteceu em um clube da cidade. A categoria cobra melhorias salariais.

A paralisação vai acontecer até o dia 12 de março, quando deverá ser realizada uma nova assembleia para avaliação das negociações como a prefeitura. Entre as reivindicações dos servidores da Educação estão: a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR, eleição para gestores e melhorias nas condições salariais de funcionários contratados. Os funcionários de Saúde reivindicam ainda a regularização do piso salarial, retroativos a apreciação do PCCR.

Segundo o diretor de informação do Sindicato dos Funcionários da Educação, Manoel Vieira, estão sendo enviados para as secretarias de Saúde e Educação documentos com as reivindicações e com o pedido de reunião com os secretários e com o prefeito de Cabedelo. "Esperamos que durante o tempo de paralisação as negociações possam ocorrer em busca das melhorias", afirmou.

Por meio de nota, a prefeitura de Cabedelo disse que a Secretaria de Educação ainda não recebeu do sindicato dos professores nenhum documento com as decisões tomadas na assembleia da categoria.

“Tal movimento é inoportuno, visto que todos os dispositivos legais reivindicados pelos professores foram atendidos por parte da Prefeitura Municipal de Cabedelo, inclusive um reajuste de 13,01%  aos professores da rede municipal de ensino, conforme definido pelo Ministério da Educação através da lei que rege o Piso Nacional salarial do magistério, o que ultrapassa de forma considerável a remuneração dos docentes, já que o índice de 13,01% incide sobre outras gratificações, como quinquênios e regência de classe”, afirma o documento

A prefeitura declarou ainda que a secretária de Educação, Clecy Alves, já encaminhou às escolas um ofício circular informando que as unidades devem ficar abertas à comunidade escolar.

Com relação aos servidores da saúde, a prefeitura de Cabedelo disse que recebeu representantes da categoria na quarta-feira (4) e no encontro ficou acordado que será formada uma comissão para, no prazo de 90 dias, construir uma proposta viável financeiramente e, dentro da legalidade, atender o pleito da categoria. A administração municipal disse ainda que, recentemente, concedeu aos Agentes de Saúde um aumento salarial de 56%, que passou a ser fixado e, R$ 1.014,00 .

(Atualizada às 15h44)