Sítio São João abre as porteiras em Campina Grande no dia 2 de junho

Espaço permite com que as pessoas possam conhecer os ícones da cultura popular nordestina.  

Símbolos da cultura nordestina estão concentrados em um único espaço no bairro do Catolé, em Campina Grande. E os turistas e campinenses poderão vivenciar essa experiência de volta ao passado a partir do dia 2 de junho até o fim das festividades. Segundo o idealizador do sítio, o vereador João Dantas, o local reproduz o cotidiano do homem do campo por meio de elementos visuais que transportam o turista à realidade de épocas passadas do interior nordestino.

Na próxima terça-feira, o Sítio São João vai oferecer um café da manhã para a imprensa, a partir das 8h, dando o pontapé inicial dos festejos juninos. “A novidade deste ano é o próprio sítio, que se fortalece a cada ano e se torna um museu atrativo”, ressaltou. O visitante vai poder presenciar um ambiente rústico, que conta com a casa de farinha; casa de ferreiro, que representa a primeira indústria instalada no Brasil; o engenho moendo a cana de açúcar; a igreja que simboliza a religiosidade da festa; museus com figuras de personalidades da cultura do nordeste; a bodega que deu início ao sistema de comércio atual, entre outros elementos figurativos.  
 
"Visitar o Sítio São João oferece ao público a oportunidade de conhecer o que existe de mais autêntico na região Nordeste, especialmente os costumes e a musicalidade”, declarou João Dantas. Ele ressaltou ainda a oportunidade de conhecer a história do povo nordestino, em uma perspectiva que valoriza a arquitetura rural, a religiosidade e a economia, por meio da produção do açúcar e de farinha.
 
A expectativa é atrair um público superior a 100 mil pessoas. O Sítio São João fica localizado no bairro do Catolé, na rua Joseph Noujaim Habib e funcionará durante o Maior São João do Mundo, das 10h às 23h, menos nas segundas e terças-feiras. A entrada vai custar R$ 10,00 (R$ 5,00 estudante).