Som dos trios não pode ultrapassar 80 decibéis e desfiles têm que terminar às 2h

Fiscais da Semam de João Pessoa  vão fazer a aferição dos trios três horas antes da saída dos blocos.

O som dos trios elétricos que vão garantir a animação do Folia de Rua e do Carnaval, em João Pessoa não podem ultrapassar o volume de 80 decibéis, no caso dos veículos maiores e 70 e 75 decibéis para os de menor porte. Também existe uma regra de horário para o término dos desfiles, que no caso dos blocos pequenos é meia noite e nos grandes até duas da madrugada.

Para garantir que não haja excesso no volume dos trios, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vão fazer a aferição três horas antes da saída dos blocos. Além disso, os veículos só poderão desfilar se estiverem licenciados. Os fiscais também estarão atentos aos carros de som, que não poderão interferir nos desfiles dos blocos.

Técnicos da Semam também já estão trabalhando, junto com equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Guarda Municipal e Secretaria de Turismo (Setur), atentos à ocupação do espaço público.

Duas equipes de fiscais, cada uma com dois técnicos ambientais, estão trabalhando, das 14h às 2h. São verificadas diversas questões, como o limite de som dos trios elétricos, se os blocos estão cumprindo os horários estabelecidos para o término dos desfiles e ainda se as áreas verdes dos espaços públicos estão sendo preservadas.

As ações têm como objetivo preservar a saúde da população, evitando o excesso de barulho em locais inadequados, principalmente em áreas próximo a hotéis e hospitais. “O cidadão que está trabalhando ou mesmo internado nos hospitais também precisa de silêncio”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Daniella Bandeira.