Telefone 162 é liberado para tirar dúvidas sobre ‘lockdown’ em JP

Medidas de isolamento mais rígido na Região Metropolitana tem início nesta quinta-feira.

Telefone 162 é liberado para tirar dúvidas sobre 'lockdown' em JPPara esclarecer dúvidas da população sobre as novas medidas de isolamento social adotadas em João Pessoa e outros sete municípios da Região Metropolitana, a Ouvidoria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) disponibilizou a linha de telefone 162 para atendimento à população. Após três dias de barreiras e bloqueios educativos, as medidas similares ao lockdown feito por outros estados devem ser aplicadas a partir desta quinta-feira (4), com punições para tentar evitar a aglomeração de pessoas nas ruas.

Através do número 162, questões específicas a respeito do deslocamento pelas vias da cidade ou serviços essenciais, por exemplo, podem ser sanadas. Além deles, o portal da PMJP disponibiliza a cartilha de perguntas e respostas sobre o isolamento rígido.

O telefone estará funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além disso, a Ouvidoria também disponibiliza um e-mail para esclarecimento de dúvidas (ouvidoria@joaopessoa.pb.gov.br).

A Prefeitura de João Pessoa também disponibilizou uma página com as dúvidas mais frequentes da população sobre os bloqueios. O espaço também tem um modelo de declaração de autorização para locomoção, que pode ser impresso e preenchido para ser apresentada às autoridades policiais.

Nesta terça-feira (2), a Controladoria Geral do Município (CGM), a Procuradoria Geral (Progem) e a Ouvidoria se reuniram para planejar o atendimento nos casos de dúvidas sobre o respeito ao decreto mais rígido adotado desde esta segunda-feira (1º) para conter a propagação do vírus da Covid-19. Após este período, está prevista a retomada das atividades econômicas na capital e demais municípios.

“Achamos importante dar esta contribuição à população que ainda tem dúvidas sobre pontos específicos do decreto. Sabemos que é uma situação atípica, um momento pelo qual nunca passamos e é natural que muitas pessoas ainda tenham dúvidas. O trabalho segue sendo feito de forma educativa para quem está em deslocamento, mas também queremos auxiliar, através da nossa Ouvidoria, para tirar as dúvidas”, afirmou a controladora-Geral do Município, Regina Santos.