Temporal alaga mais de 20 ruas e destrói árvores em Campina Grande

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionados por moradores de vários bairros.  

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros contabilizaram a destruição de duas árvores e o alagamento de mais de 20 ruas provocados pelas chuvas, com ventos, registradas nesta quinta-feira (30), à tarde, em Campina Grande. Várias casas também foram inundadas nos bairros da Liberdade, Catolé, São José, Palmeira e Alto Brancor. No centro da cidade, parte do teto de uma loja desabou, mas ninguém ficou ferido.

A rua Paraíba, no bairro da Liberdade, se transformou em um rio, inviabilizando a passagem dos carros e pedestres pelo local. “A água alagou toda a rua e entrou em algumas casas. O trânsito foi interrompido”, informou o caminheiro Eduardo Belo.

Na avenida Almeida Barreto, no bairro São José, a água acumulada cobriu parte das rodas dos carros e alguns motoristas se arriscaram para atravessar o ponto de alagamento. O Corpo de Bombeiros também confirmou um alagamento no cruzamento da Avenida Vigário Calixto com a Rua João Quirino, no mesmo bairro.

No Centro da cidade, algumas lojas precisaram fechar as portas depois de ficarem alagadas. Em uma loja de roupas na rua Marques do Herval, a chuva danificou o teto e inundou o local. Uma cliente estava provando uma roupa e saiu instantes antes de parte do teto cair.

“Eu estava no provador do primeiro andar da loja, quando vi uma água escorrendo pelo canto da parede. Achei melhor sair e usar o provador do térreo. Depois que eu saí o teto caiu. Foi por pouco”, disse a estudante Geovana Teixeira.

Árvores

De acordo com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, duas árvores, sendo uma no bairro da Liberdade e outra no bairro das Malvinas. No entanto, nenhum morador campinense ficou ferido com a queda das árvores.

Frente fria

Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, essa chuva foi provocada por uma instabilidade gerada pela atuação de uma frente fria que se deslocou do estado da Bahia, para Agreste paraibano.
“Como estava muito quente e com umidade na região, o sistema provocou essa instabilidade, gerando uma chuva repentina e intenta. A característica dessa chuva é que ela chega bem forte e depois para, provocando esses problemas de alagamentos, pois é uma chuva muito forte em pouco tempo”, explica a meteorologista.

Apesar da forte chuva durante a tarde, a meteorologista disse que durante a tarde e noite desta quinta-feira pode voltar a chover, em Campina Grande, porém com menor intensidade.