Torre da TV Cabo Branco passa a ser iluminada e ganha cores

Projeto foi o cartão de visita para a empresa Brasil LED se instalar na Capital.

Maurício Melo

A torre da TV Cabo Branco, já bela e consagrada como cartão postal da cidade de João Pessoa, agora passa a ser ponto de referência também à noite. É que uma iluminação especial foi instalada e passou a colorir o disco que fica no topo da construção. O projeto foi o cartão de visita para a empresa Brasil LED se instalar na Capital.

De acordo com o Gustavo Pilotto, sócio da empresa que trouxe a tecnologia para a Paraíba, um console pode automatizar uma infinidade de combinações de cores e movimentos para montar cenários diferentes. "Podemos, por exemplo, fazer com que as luzes sigam o ritmo de uma música", contou.

Ele explicou ainda que como usa apenas a tecnologia LED (Diodo Emissor de Luz), que reduz drasticamente o consumo de energia elétrica, e que a combinação de cores e flashes é que vai determinar quanta energia será usada. "Agora, usando apenas o azul, estamos usando cerca de 150 Watts, mas com tudo aceso pode-se chegar a 100 watts", disse.

A instalação do equipamento ficou por conta do setor técnico da própria TV e montou cinco painéis de LEDs que podem enviar feixes de luz de cores diferentes, em movimento ou parados. "Podemos criar o efeito de que a torre está se movendo, ou girando", explicou empolgado, o empresário.

Pilotto é espanhol e sócio de uma empresa que trabalha com a tecnologia LED na Europa, mas resolveu trazer o trabalho para o Brasil. Uma vez aqui, Gustavo escolheu a Paraíba para morar com a família e para montar sua nova empresa. "Conheço João Pessoa desde 1978 e sempre quis viver aqui", confessou.