Três bairros de Campina Grande passam a ter coleta seletiva

Lançamento da campanha aconteceu na terça-feira (20).

Na manhã de ontem aconteceu o lançamento da campanha ‘Catamais para poluir menos’, que tem como objetivo instituir a coleta seletiva em três bairros de Campina Grande: Centro, São José e Catolé, através da colocação de containers de coleta.

Cerca de 15 catadores de material reciclável da Cooperativa Catamais, no Centro, pesquisadores e estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) fizeram um pit stop na Praça do Trabalho, no São José, abordando motoristas e moradores com a entrega de panfletos e chamando atenção para os pontos de coleta, que foram colocados em locais estratégicos: Parque da Criança, Praça Coronel Antônio Pessoa e Praça do Trabalho.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Melhor coletar é a vida melhorar’, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que investiu R$ 36 mil na aquisição de containers para coleta seletiva de lixo e três carrinhos elétricos, que irão auxiliar no trabalho dos catadores da cooperativa.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Idalina Santiago, a ideia é aperfeiçoar as condições de trabalho dos catadores, além de envolver a sociedade civil em um amplo trabalho de coleta seletiva.

Outras ações do projeto estão programadas para acontecer no Parque da Criança ainda este ano. Para a catadora Maria de Lourdes Oliveira, 32 anos, uma das dificuldades de coletar material reciclável é a falta de apoio da comunidade.