Trinta pessoas testam positivo para Covid-19 no primeiro dia com ‘barreiras’ em JP

Barreira sanitária foi montada no Bairro das Indústrias. Foram feitos 92 testes.

Barreira Sanitária em João Pessoa (Foto: Secom-JP)
Trinta pessoas testam positivo para Covid-19 no primeiro dia com 'barreiras' em JP
Barreira Sanitária foi montada no Bairro das Indústrias (Foto: Secom-JP)

No primeiro dia da ‘Operação Proteção’, que conta com a instalação de barreiras sanitárias em bairros de João Pessoa, foram realizados 92 testes rápidos para Covid-19 e 30 deles tiveram resultado positivo. A ação foi feita no Bairro das Indústrias e contou também com a fiscalização de 16 estabelecimentos comerciais e de nove ruas. As equipes permanecem nessa região até o próximo sábado (23) e seguem para outros bairros da capital na próxima semana.

A ação tem o objetivo de fortalecer o isolamento social nos bairros da cidade com a implantação de barreiras sanitárias, medição de temperatura de transeuntes, testes rápidos de Covid-19, ação educativa, fiscalização do comércio, além de desinfecção de ruas e avenidas. Na última atualização da Secretaria de Saúde do Estado (SES), na quarta-feira (20), a capital paraibana já tinha ultrapassado os 2 mil casos de infecção pelo novo coronavírus.

As barreiras sanitárias da Operação Proteção foram montadas em conjunto com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), disciplinando a passagem de veículos, com equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que estão verificando a temperatura dos transeuntes e pessoas no interior dos veículos. Caso apresentem alguma alteração, a pessoa é encaminhada para fazer o teste rápido de Covid-19. Neste primeiro dia, foram realizados 92 testes, sendo 30 com resultado positivo e 62 com resultado negativo.

“Todas as pessoas que têm resultado positivo já são encaminhadas para as suas unidades de saúde da família de referência para que sejam acompanhadas devidamente pelas equipes da unidade”, explicou Kalígia Deininger, diretora do Distrito Sanitário I.

Já as equipes do Procon-JP fiscalizaram 16 estabelecimentos comerciais e, desses, apenas dois estavam respeitando as determinações legais, enquanto 14 foram notificados por apresentar algum descumprimento aos decretos municipais em relação aos estabelecimentos comerciais no período da pandemia. Dos 14 estabelecimentos notificados, sete foram fechados.