TV Cabo Branco estreia transmissor analógico que melhora qualidade de imagem

Transmissor, que foi comprado à empresa mineira Linear, traz melhor qualidade de imagem na cobertura do canal 7, na Grande João Pessoa.

Jean Gregório
Do Jornal da Paraíba

Um ano após entrar na ‘Era Digital’, a TV Cabo Branco estreou, na quinta-feira (5) , um novo transmissor analógico, de sinal mais eficiente, para os lares que ainda não dispõem de televisores com capacidade de receber o sinal digital. O transmissor, que foi comprado à empresa mineira Linear, traz melhor qualidade de imagem na cobertura do canal 7, na Grande João Pessoa.

O superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, Guilherme Lima, argumentou que com o transmissor analógico, de última geração nessa tecnologia, “é mais um presente aos telespectadores da TV Cabo Branco que permanecem com os televisores mais antigos, que poderão captar uma imagem de qualidade próxima à do digital. Há um ano inovamos na radiodifusão do Estado ao inaugurarmos a primeira transmissão da TV digital, trazendo tecnologia de ponta em som e imagem.
Fomos a terceira emissora a implantar o sinal digital no Nordeste e a primeira na Paraíba. Já com este novo transmissor analógico, avançaremos também nessa tecnologia, mantendo nossa postura de vanguarda e líder de audiência, pois queremos chegar para os telespectadores nos dois sistemas (analógico e digital) com eficiência, garantindo cada vez mais qualidade de imagem na programação, tanto no canal 7, analógico, como no canal 19, digital”.

Segundo Guilherme Lima, o investimento no novo equipamento, mesmo sendo de tecnologia analógica, é válido, pois os dois sistemas vão permanecer coexistindo por mais sete anos. “A legislação do Ministério das Comunicações prevê que a transição do sistema analógico para o digital será de forma suave até dezembro de 2016, quando ela sairá definitivamente do ar”, informou.

O gerente técnico da TV Cabo Branco, Ednaldo Barbosa, disse que o transmisssor analógico tem tecnologia transistorizada (sem válvula), consumindo menos energia. “Porém, a melhor novidade é no ganho de imagem que será bem perceptivo para aqueles que não possuem ainda a qualidade da TV digital. No feriado do aniversário da cidade de João Pessoa, foi mais um presente para os telespectadores que ficaram ligados no canal 7, que perceberam a diferença de sinal”, declarou Barbosa, ao acrescentar que a potência de 10 kw (dez mil watts) do novo transmissor também vai melhorar a cobertura na Grande João Pessoa.

Líder do mercado em vendas de transmissores analógicos, a empresa mineira Linear Equipamentos Eletrônicos está sediada em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, sendo um grande fornecedor de equipamentos analógicos para a Rede Globo e emissoras afiliadas.