Unicef capacita 169 municípios da PB a partir desta segunda

Capacitação apresenta indicadores dos municípios e capacita os representantess.

Evento Avaliação Selo Unicef que abrange municipalidades do semiárido brasileiro. Na foto, da esq./dir. Robert Glass (chefe da plataforma do SAB), Jane Santos (Coordenadora do EZ Recife), Conceição Cardozo (Consultora do UNICEF), Sebastião Alberto (Beto Brasil) Prefeito de Solânia (PB), na mesa do evento que aconteceu em João Pessoa (PB), Brasil. Foto: Marcelo Soares/Divulgação. um dos eventos que aconteceu em João Pessoa (PB), Brasil. Foto: Marcelo Soares/Divulgação.um dos eventos que aconteceu em João Pessoa (PB), Brasil. Foto: Marcelo Soares/Divulgação.
Unicef
Encontros contam com a participação de representantes da Unicef no Brasil. Foto: Marcelo Soares/Divulgação.

Os representantes de 169 municípios paraibanos se reúnem com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a partir desta segunda-feira (14) em João Pessoa, Campina Grande e Pombal. O objetivo do encontro é apresentar aos representantes da situação atual dos indicadores sociais dos participantes e capacitá-los para que possam receber o Selo Unicef Edicação 2017-2020.

O segundo ciclo de capacitação pretende repassar orientações sobre quais indicadores sociais serão monitorados pelo UNICEF e como isso será feito, além de apresentar e disponibilizar um amplo acervo de material e ferramentas de apoio às ações do Selo. O evento visa ainda iniciar a organização do Primeiro Fórum Comunitário, espaço que garantirá que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes dos municípios inscritos para a conquista do selo.

Em João Pessoa o evento acontece no dia 14, das 8h às 16h, no Hotel Xênius. Na cidade de Campina Grande o ciclo acontecerá nos dias 15 e 16, das 8h às 16h, no Centro Cultural Lourdes Ramalho. Já em Pombal a capacitação acontecerá nos dias 17 e 18, das 8h às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Educação do Município.

Para a especialista em programas da Unicef, Jane Santos, o encontro serve como ponto de partida para que os participantes possam implementar as políticas desenvolvidas pelo órgão. “Esperamos que os participantes conheçam e entendam as linhas de base e sintam-se preparados e motivados a implementar as atividades necessárias. O Selo UNICEF é uma iniciativa que traz mudanças reais para o município, mas para isso é preciso um trabalho intersetorial e integrado de gestão com foco em resultados concretos. A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o selo avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa”, destacou.

Programas da Unicef

Para conquistar o selo UNICEF os municípios paraibanos serão avaliados por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados com eixos de Impacto Social, feito através da comparação da situação inicial e final disponíveis nas fontes nacionais oficiais de informação; e a pela avaliação das ações estratégicas de políticas públicas e de participação Social, por cada ação desenvolvida e comprovada. Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Serão automaticamente desclassificados os municípios participantes que forem suspeitos de ocorrência de corrupção ou violação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A representante adjunta da Unicef no Brasil, Esperanza Vives, que estará no encontro com os representantes dos municípios destaca a importância dos representantes conhecerem os indicadores do Selo Unicef. “O Selo UNICEF propõe que os municípios conheçam e acompanhem o desempenho de 11 indicadores de impacto social e desenvolvam estratégias para melhorá-los. Para gerar evolução nos indicadores, é fundamental que os municípios desenvolvam ações, programas e políticas públicas que busquem contribuir na melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes”, disse.

Ao final das avaliações, serão certificados com o Selo UNICEF – Edição 2017-2020 apenas os municípios que alcançarem, simultaneamente, as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas e quanto no eixo dos Indicadores de Impacto Social, conforme estabelecido no edital do programa. Para esta edição do selo participam 1.913 de municípios de 18 estados brasileiros.