Unipê homenageia historiador da PB

Exposição que comemorou centenário do historiador Humberto Carneiro da Cunha contou com a presença do escritor Ariano Suassuna.

O centenário de nascimento do historiador e médico Humberto Carneiro da Cunha Nóbrega foi comemorado ontem no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

Durante a solenidade que contou com a presença do escritor Ariano Suassuna, foi aberta uma exposição do acervo histórico de Humberto Nóbrega cedido pela família à instituição de ensino.

O escritor Ariano Suassuna destacou a ligação afetiva e literária com o historiador Humberto Nóbrega. “Nossa amizade foi uma herança de meu pai”, revelou, acrescentando que guarda com carinho o livro que Humberto Nóbrega escreveu sobre Augusto dos Anjos.

Na abertura do evento, a reitora do Unipê, Ana Flávia Pereira, destacou que a comemoração dos 100 anos de nascimento de Humberto Nóbrega faz parte do Programa de Responsabilidade Cultural do Unipê. Ela destacou que “todo o acervo de Humberto Nóbrega será mantido no Unipê e estará disponível para pesquisadores e a população no Núcleo de Documentação e Arquivo do Unipê (NDA)”. O acervo com quase seis mil títulos possui fotografias, documentos históricos, livros raros e cartas inéditas da época da Revolução de 1930.

A reitora Ana Flávia Pereira destacou que o Programa de Responsabilidade Cultural do Unipê visa a incentivar, proteger, valorizar e difundir a diversidade artística e cultural paraibana.

Salientou também que “o programa estabelece vínculos entre Arte, Ciência, Economia e Educação na perspectiva da inclusão e do desenvolvimento sustentável”.