Uso de preservativo reduz risco

Uso de camisinha reduz o risco de transmissão na relação sexual. O diagnóstico é feito através de exames. O principal é o citopatológico, mais conhecido como Papanicolau. Os exames podem ser feitos gratuitamente nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Paraíba, o tratamento e combate à doença são feitos pelas prefeituras com a coordenação do Governo do Estado. De acordo com o Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde, entre as políticas públicas estão a distribuição de camisinhas que podem evitar a transmissão do vírus durante o ato sexual e treinamento para realização de exames preventivos e tratamentos.

Em João Pessoa, os exames citológicos podem ser feitos em todas as unidades de Programa de Saúde da Família.

O tratamento é feito na Maternidade Cândida Vargas e no Centro de Diagnóstico do Câncer, que funciona na Avenida João Machado, no Centro. Os dois locais dispõem de equipes e equipamentos para detectar e tratar os problemas gerados pelo HPV.

Outra unidade que oferece assistência gratuita é o Hospital Napoleão Laureano, referência em tratamento de câncer no Estado.