Vacinação contra gripe H1N1 em JP e CG termina nesta sexta-feira

Já foram vacinados quase 20 mil profissionais de saúde, mais de 10 mil gestantes, pouco mais de 65 mil doentes crônicos e quase 20 mil crianças menores de 2 anos.

Da Redação
Com Secom-JP e Codecom-CG

Termina nesta sexta-feira (21) em João Pessoa e Campina Grande a campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Na Capital, além das 180 Unidades de Saúde Família que estão imunizando os pessoenses, a Prefeitura da Capital está montando mais dois postos de suporte, que funcionarão no Busto de Tamandaré e na Praça da Paz, nos Bancários. Em todos os locais, a vacinação acontece das 8h às 17h.

Já foram vacinados quase 20 mil profissionais de saúde, mais de 10 mil gestantes, pouco mais de 65 mil doentes crônicos e quase 20 mil crianças menores de 2 anos. Para esses grupos, considerados prioritários pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já ultrapassou a meta estipulada.

No caso de jovens entre 20 e 29 anos, pouco mais de 100 mil pessoas receberam a vacina, o que representa 71% da meta do MS. Entre adultos de 30 a 39 anos, a soma chega a 72 mil pessoas, cerca de 63% do total estipulado.

Para a chefe do setor de Imunização da SMS, Chiara Dantas, esses números são considerados satisfatórios, superando a meta alcançada pelo Estado e se igualando à média nacional. “Nossa campanha e os postos extras que montamos em várias partes da cidade foram os responsáveis por esses bons resultados”, frisou.

Chiara lembra que o Ministério da Saúde ainda não se pronunciou a respeito de prorrogar a campanha, por isso faz um chamado. “Quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinou, só tem até hoje para procurar uma de nossas unidades ou os postos extras na Praça da Paz e no Busto de Tamandaré”, concluiu.

Campina atingiu 70% da meta

Mais de 130 mil pessoas que pertencem aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde já tomaram a vacina contra a Gripe A em Campina Grande, o que corresponde a 70% da meta total, que é de 186.754 pessoas. No entanto, de acordo com a Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, 56.724 ainda não procuraram os locais de vacinação e a campanha termina na próxima sexta-feira.

“Como não há previsão de prorrogação, essas pessoas devem procurar os locais de vacinação”, alerta a coordenadora municipal de Imunização, Tânia Jerônimo.

A maior preocupação da Coordenação de Imunização é que nas pessoas saudáveis que têm entre 20 e 39 anos de idade, a procura ainda é abaixo do esperado, apesar da ampla divulgação da necessidade da imunização. Entre 20 e 29 anos, 66% da meta foi atingida e no caso das que têm entre 30 e 39 anos, apenas 48%. No caso das crianças, profissionais que trabalham nos serviços de saúde e portadores de doenças crônicas, a meta de 100% foi atingida.

Ainda podem procurar os locais de vacinação as pessoas entre 20 e 39 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas que tenham mais de 60 anos de idade e comprovem o diagnóstico. Neste caso, os idosos também podem se vacinar contra a gripe comum, cuja campanha também será encerrada na próxima sexta-feira.

Nesta semana, além das unidades de saúde, Isea e HUAC, a Secretaria Municipal de Saúde instalou um posto de vacinação contra a gripe A no posto médico do Campus da UFCG, em Bocodongó, que estará funcionando também até o encerramento da campanha. O objetivo é imunizar a comunidade acadêmica da instituição, além de moradores das proximidades, que estejam inseridos nos grupos prioritários