Vigilância e Imeq fazem interdições

Ação conjunta visa garantir precisão das balanças usadas em laboratórios e farmácias de manipulação, para minimizar erros.

Quatro laboratórios de duas farmácias de manipulação foram interditados pela Vigilância Sanitária em fiscalização que teve início na última quarta-feira. A ação ocorreu em uma parceria entre a Vigilância e o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq) para garantir a acuidade das balanças dos laboratórios.

Ivanildo Brasileiro, gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa, afirmou que as fiscalizações têm o objetivo de minimizar o erro na fabricação dos medicamentos. “Se uma destas balanças estiver descalibrada para mais pode gerar um risco de superdosagem nos pacientes, podendo acontecer intoxicações, alergias e até óbito. Já o erro para menos implica num risco do medicamento não apresentar efeito sobre a doença”, explicou.

Ele destacou que os locais interditados trabalham com a manipulação de hormônio citostático e materiais sólidos e semi-sólidos. “As balanças destes laboratórios estavam descalibradas, havendo erro tanto para mais quanto para menos do peso exato”, afirmou. Os laboratórios foram autuados e as balanças lacradas.