007 com algo a dizer

Dirigido por Sam Mendes, novo filme do espião mais famoso do cinema chega as salas de Campina Grande e João Pessoa.

De acordo com a agência de notícias Reuteurs, 007 – Operação Skyfall (Skyfall, Reino Unido/EUA, 2012), filme que estreia amanhã em quatro salas na capital e uma em Campina Grande, se esforçou para combinar os elementos clássicos que fizeram da franquia James Bond um sucesso mundial, com valores modernos que mantenham o espião mais famoso do cinema ainda relevante no pós-Guerra Fria.

Operação Skyfall é o 23º longa-metragem protagonizado pelo personagem criado pelo escritor Ian Flaming (1908-1964) em 1953, e o terceiro estrelado pelo ator inglês Daniel Craig, que agora atua sob a direção do premiado Sam Mendes, o 15º diretor de cinema a comandar uma aventura do agente secreto britânico nos últimos 50 anos.

Sam Mendes, conhecido por seus dramas humanísticos (Beleza Americana, Estrada Para Perdição, Foi Apenas um Sonho), chegou a declarar que não tinha o menor interesse em dirigir um filme de ação da franquia. Mas os ventos começaram a soprar na direção contrária quando o velho amigo Craig entrou para a franquia, em Cassino Royale (2006). Foi ele, aliás, quem aproximou o diretor inglês de James Bond.

Em entrevista ao site Indiewire, Mendes assumiu que para compor seu filme de ação, se inspirou no trabalho do colega Christopher Nolan junto a trilogia Batman. “Em termos do que (Nolan) alcançou, especificamente em O Cavaleiro das Trevas, o segundo filme, o alcance dele é algo excepcional. Foi uma virada de jogo para todo mundo”, comentou.

“Hoje temos uma indústria na qual os filmes ou são bem pequenos, ou muito grandes e quase não há nada no meio. E seria uma tragédia se os filmes sérios fossem sempre pequenos e os blockbusters fossem muito grandes, mas sem nada a dizer.

O que Nolan provou foi que é possível fazer um filme enorme, que seja excitante e divertido, e tenha algo a dizer sobre o mundo em que vivemos”, completou Mendes.

A ação de Operação Skyfall tem início durante uma ação em Istambul. Bond (Craig) é dado como morto e as identidades de todos os agentes do M16 vazam na internet. Com isso, M (Judi Dench) se torna alvo de uma investigação, e segredos do passado vêm a tona quando 007 ressurge para confrontar Raoul Silva (Javier Bardem).

Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez) não é o único novato na franquia. A francesa Bérenice Marlohe e a inglesa Naomie Harris (Piratas do Caribe) são as novas BondGirls, enquanto Ralph Fiennes (O Paciente Inglês) também integra o elenco no papel do presidente do Comitê de Inteligência e Segurança. Completa o time Ben Whishaw (Não Estou Lá) como Q, o chefe de pesquisa e desenvolvimento do MI6.