A poesia e filosofia produzidas em HQs

Quadrinista mineiro fará palestra e sessão de autógrafos na noite desta sexta-feira (2) na livraria Comic House.

Nesta sexta-feira, em João Pessoa, será lançado o livro Os Quadrinhos Poético-Filosóficos de Edgar Franco: textos, HQs e entrevistas, dissecando o quadrinista mineiro.

Embora o autor da publicação, Elydio Santos Neto, não possa estar presente, o evento contará com a presença do analisado, que fará palestra e uma sessão de autógrafos de outras obras na livraria especializada Comic House, como o livro eletrônico História em Quadrinhos e Arquitetura e a revista Artlectos e Pós-Humanos (todos com o selo da editora Marca de Fantasia).

Os Quadrinhos Poético-Filosóficos de Edgar Franco define o quadrinista como um autor de HQs pós-filosóficas.

Segundo Franco, as características desse tipo de quadrinho, definidas por Santos Neto, são "normalmente curtas, intencionalmente filosóficas e com um caráter experimental na narrativa."

Um exemplo do experimentalismo é Elegia, que acompanha um disco com trilha sonora para acompanhar a narrativa. Franco observa que as duas (HQ e música) existem independentemente, mas são obras complementares, sendo que a trilha possui uma "ambivalência sonora em looping", já que o ritmo da narrativa é ditado pelo leitor.

Criador do conceito de ‘HQtrônicas’, Edgar Franco aponta a diferença com as chamadas webcomics, que são apenas "publicações de quadrinhos na internet." Já as ‘HQtrônicas’ usam a "intermídia emergente hibridizada" como animações e sons.

O universo visual das obras de Franco, fã de quadrinistas europeus como Moebius e Caza, é levado aos palcos com as performances da sua banda Posthuman Tantra, que usa efeitos computacionais de realidade aumentada.

Serviço
• OS QUADRINHOS POÉTICOS-FILOSÓFICOS DE EDGAR FRANCO. Livro de Elydio dos Santos Neto será lançado com a presença do próprio Edgar Franco. Na Comic House (Av. Nego, 255, Tambaú, João Pessoa – tel.: 3227-0656), hoje, a partir das 19h. Gratuito.