Acervo do grupo folclórico Acauã da Serra é tema de exposição

Evento vai ser aberto nesta quarta (7), na galeria de Artes da secretaria de Cultura 

Com o tema “Arte, História e Patrimônio”, a Secretaria de Cultura de Campina Grande e o Grupo de Tradições Nordestinas Acauã da Serra promovem, a partir desta quarta-feira (7) uma exposição na galeria de artes da Secult, no Largo do Açude Novo, integrando à programação de eventos culturais do Natal Iluminado 2016, promovido pela Prefeitura Municipal de Campina Grande.

A abertura será às 16 horas e vai se estender até o dia 15 de janeiro de 2017. A exposição ficará aberta ao público das 8h às 17h. Os visitantes vão poder apreciar parte do acervo de mais de 500 peças, entre premiações, comendas, souvenires de viagens e presentes recebidos pelo Acauã da Serra, além de obras de arte como óleos sobre tela de artistas plásticos paraibanos retratando danças do grupo.

Sob a curadoria do historiador Walter Tavares, esta é a primeira grande exposição pública após o grupo de danças ter fundado o memorial, preservando a história do grupo campinense que já se apresentou para um milhão de pessoas.

Segundo o curador, as telas em óleo foram organizadas pela artista plástica Lili Brasileiro, com a participação de Aída Martins, Ana Wanderley, Carmen Sheilla, Dulce Ventura, Germana Rodrigues, Hilma Loureiro, Lindalva Dias, Magda Uchôa e Socorro Morais. A abertura oficial vai contar com a apresentação do grupo Acauã da Serra e uma apresentação de voz e violão do secretário de Cultura, Capilé.

História

Fundado em 1986, o grupo é um dos mais premiados do Brasil, tendo se apresentado por todo o território nacional e representado o Brasil em vários festivais mundiais de folclore contabilizando quase 500 apresentações em países da Europa, sempre recebendo importantes premiações, como o primeiro lugar no festival Italiano de Folclore, em 1996.