Adeus com nova HQ

Coletivo WC lança sua segunda revista intitulada ‘Sanitário – Grandes Monstros da Humanidade’; lançamento acontece no Espaço Mundo.

Uma cooperativa de quadrinhos pode ser definido o Coletivo WC, nome que vem tanto das iniciais de banheiro em inglês (‘water closet’) como da ‘webcomics’, as HQs produzidas para a internet.

O grupo está lançando sua segunda revista intitulada Sanitário – Grandes Monstros da Humanidade (independente, 88 páginas, R$15,00). O evento acontecerá neste sábado, a partir das 20h, no Espaço Mundo, Centro Histórico de João Pessoa.

Tem mais papel no Sanitário. Com o dobro de páginas em relação ao primeiro, a edição contará com 12 histórias por 13 autores, sendo três convidados: Rafael Campos Rocha, criador de Deus, Essa Gostosa, e a dupla Paulo Crumbim e Cristina Eiko, que fazem a quatro mãos a série ‘indie’ com toque biográficos A2.

Os demais são membros do coletivo, que oferecem suas visões e traços variados das monstruosidades: João Neiva Peregrino, Jorge Elô, Lauro Perazzo, Will Simões, Samuel Gois, Rodrigo Leão, Thaïs Gualberto, Val Fonseca, Thiago Leal e Igor Tadeu (que cuida da diagramação e assina a capa novamente, seguindo um estilo vintage).

“A votação do tema da nova edição aconteceu na página do grupo no Facebook”, afirma Thaïs Gualberto, uma das fundadoras do grupo e criadora da tirinha Olga, a sexóloga tarodóloga.

FIM DO GRUPO

De acordo com Gualberto, o lançamento da Sanitário 2 implica na despedida das atividades do Coletivo WC depois de 3 anos.

“A intenção na criação do grupo era justamente criar uma força nos quadrinhos independentes do Estado”, analisa a quadrinista.

“Nós conquistamos bastante coisa, principalmente depois do lançamento da primeira Sanitário (em julho do ano passado)”.

Contudo, segundo Thaïs Gualberto, a cooperativa de quadrinistas percebeu a necessidade de fechar o ciclo, já que não iriam ultrapassar o que já alcançaram. “O Coletivo WC serviu seu objetivo. Será iniciada agora uma nova história para cada um”.

Ao longo de sua existência, o grupo saiu da internet pela primeira vez em 2011, com a publicação de um zine com uma modesta tiragem de 100 exemplares, que foi distribuído gratuitamente no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ).

A revista Sanitário 1, que tinha o tema ‘O mundo ainda não acabou’, foi lançada em João Pessoa, Brasília, Manaus e São Paulo.

Gualberto já está de passagem e malas prontas para lançar a nova Sanitário na 8ª edição do FIQ, que acontecerá no mês de novembro. Antes do encerramento, a quadrinista ainda promete que o coletivo terá uma noite de autógrafos em Campina Grande, ainda sem data e local definidos.