Algodão colorido ganha as passarelas

Produções paraibanas despontam Brasil afora e ganham espaço no mercado internacional.

O algodão colorido vem fazendo sempre mais sucesso nas passarelas. As produções paraibanas despontam Brasil a fora e também ganham espaço no mercado internacional. Além da preocupação com o meio ambiente, as peças são produzidas por profissionais antenados com a moda e recebem o toque especial com a aplicação de bordados e rendas de artesãos do Estado.

As peças confeccionadas em algodão colorido vão desde roupas, para todas as idades, passando por calçados, bolsas e acessórios e até objetos de decoração. O grupo Natural Cotton Color, em João Pessoa, trabalha com esse tipo de material desde 2005 e leva à moda genuinamente paraibana aos principais eventos de moda nacionais e internacionais. Só este ano, o grupo já faturou cerca de 70 mil dólares, exportando para países como Estados Unidos, Japão, França e Inglaterra. Além disso, o grupo possui clientes em todo o Brasil.

De acordo com a representante do Natural Cotton Color, Francisca Vieira, o grupo acompanha as tendências do mundo fashion e trabalha com estilistas e produtores de moda para criar peças exclusivas. “Nós prezamos pela qualidade dos produtos, porque sabemos que os clientes são exigentes e não queremos perder essa fidelidade. É gratificante saber que uma produção boa da Paraíba vai para tão longe”, disse.

Ainda segundo Francisca Vieira, outra preocupação do grupo é a questão da sustentabilidade, já que as empresas integrantes do grupo trabalham em parceria com as rendeiras e bordadeiras das cidades do interior do Estado. “Não adianta a gente ter uma peça com um corte bom e não ter elementos como um bordado, uma renda para complementar. Esse é o nosso diferencial. Além disso, o trabalho também gera renda para outras pessoas e dá visibilidade ao artesanto paraibano”, reforça.

A cada estação, as produções em algodão colorido representam a Paraíba e são destaques nos principais eventos de moda do Brasil, como o São Paulo Fashion Week e Fashion Rio, e também nas passarelas de Londres e Paris.