Antes do Oscar

Lista de indicados ao Oscar já saiu, mas a exibição de todos os longas na Paraíba ainda é incerta; cerimônia acontece em 2 de março.

Depois da divulgação dos concorrentes ao Oscar, a dúvida mais corriqueira é se os filmes vão estrear no Brasil antes da cerimônia, que será realizada no dia 2 de março. A segunda mais habitual é se chegará à Paraíba.

Variando de cada rede, isso vai depender de vários fatores, que incluem a disponibilidade das cópias pelas distribuidoras, quais as praças que eles tem interesse que os filmes cheguem primeiro, os acertos comerciais com exibidores, entre outros percalços.

Mesmo com uma janela mais curta entre a estreia nas telonas, o lançamento em DVD ou Blu-ray e as exibições nas TVs fechadas, nada garante – nem mesmo as cópias piratas que já se encontram no ‘mercado’ – que o público vai assistir e torcer pelos seus favoritos com maior credibilidade.

Dentre os nove candidatos ao Oscar de Melhor Filme, dois entraram em cartaz em João Pessoa e Campina Grande, mas já saíram: Gravidade (estreou dia 11 de outubro), que tem um maior número de indicações pela Academia de ao lado do inédito Trapaça, com dez cada, e Capitão Phillips (em novembro).

Gravidade deve ser lançado em DVD e Blu-ray no próximo mês.

Em pré-estreia na capital paraibana se encontra O Lobo de Wall Street, que deve entrar em definitivo nesta sexta.

De acordo com o Filme B (e confirmados nos sites e fanpages das distribuidoras), a comédia Trapaça e o drama Philomena têm previsão de estreia para 7 de fevereiro.

Completam o mês de fevereiro Ela, que estreia dia 14, Clube de Compras Dallas (um forte candidato nas categorias Ator para Matthew McConaughey e Coadjuvante para Jared Leto), entrando em cartaz dia 21, e o drama histórico 12 Anos de Escravidão (com nove indicações), que será lançado no último final de semana antes do Oscar, dia 28.

Da lista de Melhor Filme, o único que ainda não tem uma data definida pela distribuidora é Nebraska, que também está nas categorias de Diretor (Alexander Payne), Ator (Bruce Dern), Atriz Coadjuvante (June Squibb) e Roteiro Original.

Em outras categorias, muitos longas-metragens estão no circuitão mas ainda não chegou na Paraíba. São os casos de Blue Jasmine (em cartaz desde 15 de novembro), indicado a Atriz (Cate Blanchett), Atriz Coadjuvante (Sally Hawkins) e Roteiro Original; Álbum de Família (em cartaz desde 27 de dezembro), indicado a Atriz (Meryl Streep) e Atriz Coadjuvante (Julia Roberts), e o favorito ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, o italiano A Grande Beleza (em cartaz desde 20 de dezembro), e seu concorrente, o belga Alabama Monroe, que estreou na sexta-feira passada no país.

Já estão em DVD e BD filmes como o dinamarquês A Caça (concorrente direto de A Grande Beleza), e as animações Meu Malvado Favorito 2 e Os Croods (o favorito na categoria, Frozen, ainda está em cartaz em JP e CG).

Sem previsão as animações Vidas ao Vento e Ernest & Celestine e os demais estrangeiros, The Missing Picture (Camboja) e Omar (Palestina).