Areia não terá Ivan Lins

Artista não se apresentará em decorrência de uma lesão na lombar. Para substitui-lo, foi anunciado o nome de Geraldo Azevedo.

As atrações musicais que se apresentam hoje no Festival de Artes de Areia têm um grande desafio: animar os espíritos alquebrados pelo primeiro desfalque na agenda da 15ª edição.

Em nota divulgada ontem na página do evento no Facebook, a Liga Entretenimento, que representa Ivan Lins no Rio de Janeiro, cancelou a vinda do artista no próximo sábado, em decorrência de uma lesão na lombar. Para substitui-lo, foi anunciado o nome de Geraldo Azevedo.

Chegando ao seu terceiro dia de programação (conheça alguns dos destaques no box), o festival segue homenageando a América Latina abrindo espaço nos polos para a cultura dos países americanos: hoje, Cuba está em evidência com o filme Casa Vieja (Idem, Cuba, 2010), do diretor Lester Hamlet, que tem exibição às 19h no Polo Glauber (no Auditório do Colégio José Américo).

O longa-metragem é baseado em uma peça do dramaturgo Abelardo Estorino (1925-2013), e representa a cinematografia do país onde o colombiano Gabriel García Márquez (1928-2014) fundou a Escola Internacional de Cinema.

O saudoso Gabo, morto em abril, será lembrado em mesas dedicadas à literatura que começam a ser formadas já pela manhã, a partir das 8h30, no Polo Soy Loco por Ti, América (no auditório da Emater). Debatem nomes como Magno Nicolau, Heitor Cabral, Ana Cristina dos Santos, Josemir Camilo, Luciana Gomes, entre outros.

O teatro e a dança são pontos fortes desta quarta-feira: às 20h, apresentam-se simultaneamente, a Companhia Lumiato Teatro de Forças Animadas com o espetáculo Iara, o Encanto das Águas, no Polo Dom José (no Colégio Santa Rita); e Kilma Farias com o espetáculo Feminino Plural, além de Stela Guz, com o espetáculo Memória do Outro, e Mussundza, com o espetáculo Grito Negro, no Polo Boal (Teatro Minerva).

A música encerra a noite com o aguardado show de Tiê, às 21h, no Polo As Veias Abertas (no coreto da Praça Pedro Américo); e Zefirina Bomba substituindo Burgo, às 22h, no Polo Graças a la Vida (no circo).

Confira parte da programação de hoje do 15º Festival de Artes de Areia:

Literatura
8h30 – 9h45 – Mesa “O problema da Editoração na América Latina e Brasil” / Exposição: Magno Nicolau (João Pessoa-PB) / Debatedores: Cidoval Moraes (Campina Grande-PB) e Ronaldo José de Sousa (Campina Grande-PB)
Local: Polo Soy loco por ti, América (Auditório da Emater)
9h45-11h- Mesa “Política, Economia e Cultura na América Latina – de Celso Furtado a Gabriel Garcia Marquez” / Exposição: Heitor Cabral (João Pessoa-PB) / Debatedora: Ana Cristina dos Santos (Areia-PB)
Local: Polo Soy loco por ti, América (Auditório da Emater)
14h – 15h30 – Mesa ‘O boom latino-americano na literatura dos anos sessenta – O realismo mágico e o Brasil’ / Exposição: Josemir Camilo (Campina Grande-PB) / Debatedor: Luciana Gomes (Areia-PB)
Local: Polo Soy Loco por ti, América (Auditório da Emater)
14h – Contação de História com Origami com Irene Tanabe (São Paulo-SP)
Local: Polo As Veias Abertas (Coreto da Praça Pedro Américo)
14h30 – Mesa Redonda: Artes Cênicas na América Latina, com Jaqueline Vasconcellos (São Paulo-SP) e Victor Avalos – Palhaço Tomate (Buenos Aires / ARG)
Local: Polo Glauber (Auditório do Colégio José Américo)
15h30- 17h – Mesa ‘Arte e literatura na América Latina’ / Exposição: Chico Pereira (Campina Grande-PB) / Debate: Fabiana Agra (Picuí-PB)
Local: Polo Soy loco por ti, América (Auditório da Emater)
Circo
16h- Apresentação do American Circo (João Pessoa-PB)
Local: Polo Gracias a la vida (Circo)
19h- Espetáculo As Engraxadinhas, da Cia Lua Crescente (João Pessoa-PB)
Local: Polo Gracias a la vida (Circo)
Cultura Popular
17h – Raízes do Coco do Amaro Branco, de Mestra Ana Lucia (Recife-PE)
Local: Polo Carbureto (Tablado na Praça Pedro Américo)
Audiovisual / Classificação Indicativa: 16 anos
Teatro
20h – Espetáculo Iara, o Encanto das Águas, da Companhia Lumiato Teatro de Formas Animadas (Brasília-DF)
Local: Polo Dom José (Colégio Santa Rita)
Dança / Classificação Livre
20h- Solos: Feminino Plural, de Kilma Farias (João Pessoa-PB) / Memória do Outro, de Stela Guz (Niterói/RJ) / Grito Negro, de Mussundza (Maputo/MOZ – Paulista-PE)
Local: Polo Boal (Teatro Minerva)
Artes Visuais
19h – Mostra de Cinema Cubano – Escuela Internacional de Cine y TV: Longa metragem Casa Vieja, dirigido por Lester Hamlet.
93’ / Cuba / 2010 / Espanhol / Ficção
Local: Polo Glauber (Auditório do Colégio José Américo)
20h – Projeção Multimídia: Exposição Se Eu Demorar uns Meses, de Giovanni Francischelli (São Paulo-SP)
Local: Polo Caminito (Lateral da Igreja Matriz)
Música
21h – Tiê (São Paulo-SP)
Local: Polo As Veias Abertas (Coreto da Praça Pedro Américo)
22h – Zefirina Bomba (João Pessoa-PB)
Local: Polo Gracias a la vida (Circo)
23h – DJ Leon Selector (Recife-PE)
Local: Polo Gracias a la vida (Circo)