Arquidiocese mapeia fé

Pesquisa da Arquidiocese da Paraíba foi publicada no livro ‘O Sagrado e a Fé na Arquidiocese da Paraíba’, que será lançado nesta quinta-feira (21).

Em tempos de transição na Igreja Católica, com a eleição do primeiro papa latino-americano para o pontificado, a Arquidiocese da Paraíba fez uma pesquisa inédita entre a população alcançada por suas atividades. O resultado da pesquisa está no livro O Sagrado e a Fé na Arquidiocese da Paraíba (Independente, 136 páginas, R$ 20,00), que será lançado hoje em João Pessoa.

A obra, de autoria do padre Virgílio Almeida, com comentários do padre João Batista Libanio, será apresentada pelo arcebispo dom Aldo Pagotto às 18h30, na Livraria Leitura, no Manaíra Shopping.

Segundo o autor, o texto tenta esboçar um perfil de católicos e não católicos a partir de um questionário aplicado entre a população na abertura do 1º Sínodo Diocesano, em novembro de 2011.

"Como toda pesquisa, esta é um retrato do território da Arquidiocese e admite diferentes interpretações", explica o padre Virgílio Almeida. "Queríamos conhecer a alma do povo e revelar não só os pontos positivos mas também as fragilidades da Igreja Católica", ressalta o clérigo, que destaca a coragem da igreja ao tornar públicas informações como a diminuição do número de fiéis, dado confirmado por uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado.

"Diminuíram os católicos, mas cresceu o número de pessoas que dizem participar da igreja por convicção", conclui o padre Virgílio Almeida.