Artistas reclamam que ainda não receberam cachê do Fenart

Segundo o presidente da Funesc, dos 240 cachês do festival, apenas onze ainda não receberam o cachê do convênio com o Ministério da Cultura (Minc).

Audaci Júnior
Do Jornal da Paraíba

Artistas que participaram da 13ª edição do Festival Nacional de Arte (Fenart) reclamam que estão há sete meses sem receber o cachê equivalente ao contrato com o evento, que aconteceu no período de 23 a 29 de maio deste ano, em João Pessoa.

Entre os reclamantes estão a Companhia do Gesto, do Rio de Janeiro, e Kil Abreu, jornalista, crítico de teatro e colaborador da revista Bravo!

“No ponto em que estamos, a única forma de o dinheiro aparecer é por influência e boa vontade política, o que já está mais do que comprovado que não existe por parte da Paraíba”, desabafa Ana Carina, produtora da Companhia do Gesto, por e-mail.

Segundo o presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), Maurício Burity, dos 240 cachês do festival, apenas onze ainda não receberam o cachê do convênio com o Ministério da Cultura (Minc).

O presidente da Funesc explica, ainda, que o motivo da demora foi devido a suspensão do repasse em decorrência do período eleitoral, que impede os pagamentos nos três meses anteriores à eleição.

“O governador da Paraíba esteve com o Ministro da Cultura Juca Ferreira na última semana por causa do Museu Sivuca e garantiu que até a próxima sexta-feira os valores estarão na conta da Funesc, assim que a liberação do pagamento for publicadoa no Diário Oficial”, garante Maurício Burity.

O Fenart 2010, evento que envolve música, teatro, dança, cinema, oficinas, workshops e lançamento literários, teve um investimento divulgado na ordem de R$ 810 mil.