Blu-ray mal-assombrado

Baseado em um caso verídico, filme ‘Invocação do Mal’  acaba de sair em DVD e Blu-ray.

De tempos em tempos, o cinema nos dá um bom filme de assombração. Foi assim com O Sexto Sentido (1999) e Os Outros (2001). No ano passado, em meio aos sustos fáceis de Atividade Paranormal ou a chanchada sangrenta de O Massacre da Serra Elétrica, surgiu Invocação do Mal (The Conjuring, 2003), disparado o melhor filme de horror da temporada.

Baseado em um caso verídico ambientado numa fazenda do interior dos Estados Unidos, o filme que acaba de sair em DVD e Blu-ray narra a via crucis da família Perron para se livrar de um espírito pra lá de maligno.

O casal Roger (Ron Livingston) e Carolyn (Lili Taylor) Perron e suas cinco filhas são socorridos por um famoso casal de paranormais – Ed (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga) -, que tenta expulsar o coisa ruim da casa dos Perron, um dos casos mais pesados do extenso currículo do casal (que inclui os fatos narrados no filme Terror em Amityville, de 1979).

Nascido na Malásia, o diretor James Wan já havia mostrado a que veio quando dirigiu, aos 26 anos, Jogos Mortais (2004), filme que faria tanto sucesso que se tornaria uma franquia. Mas Jorgos Mortais é de outra linha, um suspense sanguinolento de pés cortados e quebra-cabeças mortais. Wan viria se encontrar com forças ocultas um pouco mais tarde, com Sobrenatural (2010).

Sobrenatural se tornaria um bom exercício para James Wan encontrar o tom certo de Invocação do Mal. Aqui ele consegue estabelecer um clima de tensão sem pressa, com a paciência de um monge budista, sem se entregar facilmente a um susto aqui, e outro ali de maneira banal, construindo uma obra assustadoramente consistente.

Ajudou na promoção do filme uma série de vídeos que circularam pela internet com os personagens reais da trama.

Em um deles, a própria Lorraine, hoje viúva, abre as portas do famoso Warren Occult Museum, retratado no filme. Nele habita a assustadora boneca (de pano) retratada no filme com porcelana. Noutro vídeo, a família Perron inteira – todos ainda vivos – relembram os fatos horripilantes da época.

Consta que tanto Lorraine quando Carolyn prestaram consultoria direta ao diretor e aos roteiristas da trama e garantem que o filme é bastante fiel ao que a família passou durante os 10 anos em que morou na casa mal-assombrada.

O blu-ray traz uma imagem incrível e um áudio melhor ainda, com a mixagem em 5.1 bastante definida, garantindo uma boa – e assustadora – sessão no home-theater. Há poucos extras, no entanto (todos em HD): ‘Invocação do Mal: Cara a Cara com o Terror’, em que a família Perron relembra os episódios da época em aproximadamente sete minutos; ‘Uma Vida na Demonologia’ (o melhor deles) focado nos Warrens, incluindo falas da própria Lorraine, e ‘Te Assustando para @$*%@$*’, flagrantes do público no cinema assistindo ao filme.

‘TROPA DE ELITE’ GANHA NOVA EDIÇÃO

Ao mesmo tempo que Robocop 2014 chega aos cinemas brasileiros, a Universal Pictures mostra que não está esquecida de José Padilha e relança, em blu-ray e DVD, o filme que projetou o diretor brasileiro em Hollywood: Tropa de Elite (2007).

A diferença para esta nova edição – apresentada como “definitiva” – é que ela vem com um longo making of, de aproximadamente uma hora, que mostra como foi a preparação do elenco para o filme, enquanto a edição anterior, lançada em 2011, trazia mirradas entrevistas e galeria de fotos.

O filme, no entanto, é o mesmo: imagem remasterizada em 1.85:1 Widescreen Anamórfico 16:9 e opções de áudio em 5.1 DTS-HD MA e 5.1 Dolby Digital (no caso do blu-ray). Chega às lojas ao preço sugerido de R$ 29,90 (DVD) e R$ 49,90 (blu-ray)