Cabelo branco está na moda para homens e mulheres

Claro que essa tendência não irá atingir a todos nem agradar todo mundo. Uma moda realmente libertadora

Agda Aquino, especial para o Paraíba 1

Quem assistiu ao filme O Diabo Veste Prada, lançado em 2006, com a maravilhosa atriz Meryl Streep no papel de editora de moda de uma grande revista sobre o assunto, talvez tenha se chocado um pouco com a cabeleira totalmente branca da personagem. Ainda mais porque ela representava uma das mulheres mais chiques e antenadas com a moda no mundo inteiro. Isso mostra como a tendência dos cabelos brancos já tomou conta de algumas cabeças do hemisfério norte do planeta. Agora a onda branca chega também por aqui.

Na cultura ocidental, deixar os cabelos brancos à mostra é ainda, para muita gente, sinônimo de falta de cuidado com a aparência, de desleixo. Claro que isso sempre foi muito mais cobrado das mulheres, já que para os homens os fios platinados acabam passando um certo charme. É aquela velha história de que as mulheres teriam mais obrigação de ficar jovens sempre, a ditadura da beleza jovem, como disse uma vez a atriz Cássia Kiss, que também aderiu ao look dos cabelos brancos.

Mas ainda bem que isso está mudando. Claro que essa tendência não irá atingir a todos nem agradar todo mundo, mas abre espaço para que as pessoas vejam o cabelo branco de forma mais bonita, e porque não dizer, até sensual, permitindo que as pessoas escolham sem culpa se querem ou não se submeter às pinturas constantes. Uma moda realmente libertadora.

Tendências para os cabelos brancos

Cabelo branco está na moda para homens e mulheresPara os que gostam do cabelo branco, mas não querem radicalizar com a cabeleira toda platinada, existe o processo chamado de mecha invertida, que consiste em pintar algumas pequenas mechas na cor escura de sua preferência e deixar o resto branquinho. O resultado é um ar mais jovem e super natural – dá uma boa disfarçada. Essa técnica é recomendada pra quem já está com o cabelo todo, ou quase todo, branco, mas não quer ser escravo da pintura e nem chocar demais com um cabelo totalmente escuro e que não combina mais com a idade. A técnica já é famosa entre os homens, mas agora as mulheres também estão tirando benefício dela.

Para quem não quer pintar as madeixas de jeito nenhum mas se preocupa com a beleza, brilho e saúde dos cabelos brancos, a dica é usar o shampoo desamarelador, que tem um pigmento azul que combate o pigmento amarelo e pode ser aplicado até três vezes por semana. Outra dica importante é manter o cabelo com um bom corte. Isso faz toda diferença.

Não há como fugir

Todos nós, mais cedo ou mais tarde, estamos sujeitos à eles. Não existe forma de prevenir ou evitar que os cabelos brancos surjam com o avanço da idade. Eles aparecem quando a raiz do cabelo deixa de produzir melanina, fazendo com que os fios percam a cor. Alguns enfrentam essa questão mais cedo, ainda bem jovens, muitas vezes causada por estresse ou problemas de saúde. Outros passam por isso um pouco mais tarde. A diferença está na forma como cada um enfrenta a chegada dos cabelos brancos. Se vai aderir à luta contra o tempo, pintando periodicamente, ou relaxar sendo feliz e bonito do jeito que é e com a idade que tem. Afinal de contas, se não pode vencê-los, junte-se à eles!