Cabruêra e Zefirina Bomba tocam no Encontro da Nova Consciência

Bandas encabeçam as atrações de hoje e amanhã da 24ª edição do evento, cuja programação musical começou na sexta e segue até a próxima terça-feira

Em novíssimo palco (os shows este ano se mudaram da Praça do Viaduto Elpídio Almeida para o Extensão Vitrola), o Encontro da Nova Consciência traz para Campina Grande duas bandas veteranas no cenário musical paraibano: Cabruêra e Zefirina Bomba.

Elas encabeçam as atrações de hoje e amanhã da 24ª edição do evento, cuja programação musical começou na sexta e segue até a próxima terça-feira. Os shows têm início às 22h, com entrada gratuita. A curadoria é de Arthur Pessoa em parceria com o Grito Rock.

Hoje houve uma ligeira modificação na lista de atrações. A Boombox, que estava prevista para se apresentar junto com o Caburé Carimbó Clube e a Cabruêra, não vai mais comparecer em decorrência dos problemas de saúde de um dos integrantes.
Segundo Arthur Pessoa, a noite será então de muita cumbia e umbanda. Sim, umbanda: é a novidade que a Cabruêra traz para o seu tradicional show anual no Encontro da Nova Consciência. Além do repertório dos seus cinco discos e uma palhinha do próximo (que está em pré-produção, com seis músicas prontas), o grupo faz em Campina Grande uma versão de um tema do trio Os Ticoãs.

"É uma banda que não existe mais e que se formou na década de 1960 em Cachoeira, na Bahia", lembra Arthur Pessoa. "Os três integrantes eram ogãs na umbanda e preparamos a versão de uma das músicas deles para tocar no dia 2 de fevereiro na Bahia, na festa de Iemanjá."

A Cabruêra está lançando uma edição de seus dois últimos discos na Europa e nos EUA. A caixa intitulada Colors of Brazil estampa o selo inglês Tumi Music. Arthur Pessoa elogiou o Caburé Carimbó Clube, parceiros de palco hoje: "Eles vêm nessa onda de resgate do som do Pará, que tem origem na cumbia da América Central, mas conseguem imprimir um forte sotaque nordestino."

Amanhã se apresentam a partir das 22h no Extensão Vitrola, além do Zefirina Bomba, as bandas Incessantes e Os Fuzzíveis. Na terça-feira a programação será dedicada ao hip hop nacional.