Cada biotipo tem seu ponto forte

É preciso identificar sua silhueta e valorizar as partes principais, como pernas, seios, ombros, cintura e quadril.

Para quem gosta das saias, a dica da consultora é investir em modelos em corte ‘A’. Já “as mini e as balonês podem ser usadas pelas adolescentes mais magrinhas. A mullet é uma ótima opção para quem gosta de mostrar as pernas sem exagerar”. A escolha dos vestidos também requer cuidado para quem tem o quadril largo. Por isso, um modelo que proporciona bom caimento em todos os biotipos é o vestido ‘envelope’. “O modelo ‘envelope’ ou o ‘wrap dress’ é levemente acinturado e reúne discrição e beleza em uma peça única”, revela.

Ainda falando dos vestidos, as mulheres com ombros largos devem evitar os modelos do tipo ‘tomara que caia’. Valéria Didier indica ainda o uso de calçados com salto na mesma cor do vestido ou calça, ou na cor nude, para alongar a silhueta.

Seguindo as dicas da proporção, se você tem uma silhueta mais fina e o busto mais volumoso, o ideal é optar por decotes menos profundos, como o ‘canoa’, quadrado ou arredondado. As blusas com detalhes mais soltos na parte dos seios também ajudam a disfarçar o volume. Se você tem seios pequenos, a dica da consultora é usar o decote ‘V’. (Especial para o JP)