Calçados coloridos e psicodélicos são tendência para o verão

Sapatos do verão têm temas étnicos e materiais naturais, além de modelos repaginados.

Além dos lançamentos de coleções de roupas, os calçados também foram destaque na 33ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW). Mais coloridos e com inspirações psicodélicas, tanto a linha masculina quanto a feminina, as coleções também investiram em temas étnicos e textura de materiais naturais. Além disso, modelos que marcaram a temporada do inverno aparecem repaginados e prometem ser sucesso na temporada verão 2012/2013.

Os calçados com fivelas e amarrações na altura do tornozelo foram elementos bastante explorados pelos estilistas. Esses modelos apareceram principalmente nas sandálias, inclusive rasteiras, e nos sapatos no estilo boots. Os saltos mais grossos, assim como os modelos do tipo ‘anabela’ ganharam uma releitura, com aplicações e transparência, como nos modelos apresentados pela marca Água de Coco. Já os looks mais urbanos vieram com tachas e detalhes em metal.

Ainda com essa influência urbana, os ankle boots, sucesso desde o último verão, reapareceram nos desfiles com tons de couro escuro, textura de camurça e modelo peep toe, mostrando que devem continuar na próxima temporada. Esse estilo mais rocker foi a proposta da Cavalera, inspirada na cultura lifestyle. “A coleção é pensada para atender todas as vontades dos clientes.

No feminino, os sapatos atendem aos desejos comerciais clássicos ganhando pitadas do universo da marca, além de uma linha mais especial chamada de ‘caviar’,onde tudo isso é expresso”, explicou Igor de Barros, um dos estilistas da marca.

Ainda de acordo com o estilista, os scarpins e loafers continuam no verão. Os tradicionais scarpins apareceram nas passarelas com design mais sofisticado, também com transparência, principalmente nos acabamentos, e cores mais vivas, nos tons collor candy, contrastando com propostas em off white. Com tonalidades mais claras para brilhar no verão, as sandálias vieram com tiras e amarrações que cobrem um pouco dos pés e trouxeram texturas diferenciadas, mesclando tecido e couro. Em parceria com o estilista André Lima, a marca Olook trabalhou com inspirações étnico-tropicais e apresentou calçados com fibras naturais e camadas de resina.

As sandálias com salto ‘anabela’ (wedge), já bastante conhecidas de quem gosta de salto mais confortável, continuam com tudo no próximo verão. A novidade é que as sandálias vieram com tiras em tecidos coloridos e saltos diferenciados, fugindo mais uma vez dos looks tradicionais. A marca Água de Coco trouxe as sandálias douradas com a proposta dos looks, com inspirações nas influências da região entre Europa e Ásia. (Especial para o JP)