Campinense concorre a prêmio de cultura na revista Cláudia

Eneida Agra Maracajá concorre na categoria Cultura, do Prêmio Cláudia, por ser uma das idealizadoras do Festival de Inverno de Campina Grande.

Maria Zita Almeida
Do Jornal da Paraíba

Anualmente a Revista Claudia promove o Prêmio Claudia premiando mulheres que fazem história nas áreas de Ciências, Negócios, Trabalho Social, Políticas Públicas e Cultura. Este ano, entre as finalistas na categoria cultura uma paraibana da cidade de Campina Grande: Eneida Agra Maracajá.

Eneida foi escolhida pela revista por ser a idealizadora de um dos festivais de cultura mais longevos do país, o Festival de Inverno de Campina Grande que tem 35 anos. Além disso a ativista cultural está à frente do Bloco da Saudade, projeto Cultura no Presídio e o Circo da Cultura.

Em 1974, Eneida dirigiu o Teatro Municipal Severino Cabral, de Campina Grande, no ano seguinte ela criou o festival. “No início, não havia verba, tudo era movido a vocação e suor”, disse. Apesar das dificuldades, Eneida touxe muitos nomes famosos para Campina Grande, a exemlo de Regina Duarte, Antonio Grassi, Cacá Carvalho, Antonio Nóbrega, Carlinhos de Jesus, Ana Botafogo, Zeca Baleiro, entre outros.

Mas, Eneida queria mais, ela queria estar junto ao povo, por isso criou eventos onde os artistas se apresentavam nas ruas, feiras e praças, a exemplo do Bloco da Saudade que sai as ruas a cada mês de abril em um resgate a história do Carnaval do Nordeste. Folias de Natal, onde os artistas se apresentam em municípios vizinhos à Campina com autos, folguedos e cantorias. O projeto Cultura no Presídio, onde os detentos são as estrelas dos espetáculos de música e dança, além do Circo da Cultura, que leva arte à periferia.

Para que Eneida Agra Maracajá possa ser a vencedora do prêmio, campinenses, paraibanos, nordestinos e admiradores de todo os cantos do Brasil precisam se unir e votar no site www.claudia.com.br/premio2010. A ativista cultural está concorrendo ao Prêmio Claudia 2010 com a bailarina e coreógrafa Deborah Colker e a atriz e poeta Elisa Lucinda.