Cartunista Paulo Caruso morre aos 73 anos

Atualmente participava do programa Roda Viva, da TV Cultura, e publicava charges na revista Época. Causa da morte não foi divulgada.

Cartunista Paulo Caruso morre aos 73 anos. (Reprodução/paulocaruso.com)

O cartunista Paulo José Hespanha Caruso, conhecido por Paulo Caruso, morreu na manhã deste sábado (4) aos 73 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada, mas ele estava internado no Hospital 9 de Julho, na capital paulista.

Caruso atualmente participava do programa Roda Viva, da TV Cultura, e publicava charges na revista Época.

Vida e carreira

O cartunista nasceu na capital paulista em 6 de dezembro de 1949. Cursou arquitetura na Universidade de São Paulo, mas não chegou a exercer a profissão.

Ele foi Caricaturista, ilustrador, chargista e músico.

Paulo Caruso começou a vida profissional no “Diário Popular” no final da década de 1960 e também colaborou com os jornais “Folha de S.Paulo” e “Movimento”.

Nos anos 1970, foi para “O Pasquim”. A partir de 1988, publicou, na revista “IstoÉ”, a coluna de humor Avenida Brasil sobre os momentos da história política do Brasil.

Em 1992, lançou o livro “Avenida Brasil”, em que reuniu centenas de charges políticas, publicadas em jornais e revistas.

Cartunista Paulo Caruso morre aos 73 anos
(Reprodução da capa do livro Avenida Brasil)

Caruso Também é autor de “As Origens do Capitão Bandeira” (1983), ”Ecos do Ipiranga” (1984), “Bar Brasil na Nova República” (1986) e “A Transição pela Via das Dúvidas” (1989).

Durante a carreira, Paulo recebeu vários prêmios, entre eles, o de melhor desenhista, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em 1994.