Cine Sesi inicia edição 2017 em Aroeiras e Natuba; veja programação

Também há a realização de oficinas de animação para os jovens das cidades. 

O Cine Sesi Cultural estreia sua edição 2017 pelo interior da Paraíba, começando pelas cidades de Aroeiras e Natuba, no Agreste paraibano, a partir desta sexta-feira (17). A proposta do projeto é levar cinema a céu aberto para localidades que já não têm mais sala de exibição ou que nunca tiveram. Também há a realização de oficinas de animação para os jovens das cidades interioranas. 

As projeções acontecem numa tela de cinco metros de altura por doze de largura, com som e imagem em alta definição. A ocupação do espaço público através da arte é valorizada na escolha das pracinhas e ruas da paisagem de memória dos municípios. O projeto, realizado pelo Instituto Origami, tem a curadoria de Lina Rosa, que prioriza curtas e longas-metragens nacionais com foco na excelência da linguagem em sua forma e conteúdo. Histórias que estimulem a capacidade de reflexão, o pensamento crítico e criativo e o direito de sonhar e de sorrir. 

Um outro foco importante é a educação. A curadora explica que o intercâmbio entre as escolas e o cinema também é estimulado a partir do convite de transformar a ida ao cinema em aula de campo, para ser trabalhada em sala de modo multidisciplinar. Isso acontece através de um manual pedagógico sugerido pelo projeto, focado em um dos longas exibidos.

O Cine Sesi Cultural também demonstra cuidado com a acessibilidade. A comunidade de pessoas com deficiência auditiva será contemplada pelas legendas que constarão nos longas-metragens; enquanto voluntários para fazer audiodescrição também estarão disponíveis para pessoas com deficiência visual que forem ao cinema. O acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade foi pensado de modo a facilitar a locomoção.

Filmes
Além das animações produzidas pelos alunos das oficinas da Paraíba, a programação de 2017 conta com os curtas-metragens “Sophia”, de Kennel Rogis, “Guida”, de Ricardo Machado e Rosana Urbes e “Caminhos dos Gigantes”, de Alois di Leo . Os longas-metragens “O Menino no Espelho”, de Guilherme Fiuza Zenha; “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert; e a animação da Disney “Zootopia”, dos diretores Rich Moore e Byron Howard também estão no roteiro da telona do Cine Sesi.

Programação

SEXTA-FEIRA (a partir das 18h30)

Curta Oficina de Animação “O Sumiço do Bode Rey”
Curta-metragem “Sophia”
Longa-metragem “O Menino no Espelho”
 
 
SÁBADO (a partir das 18h30)
Curta-metragem “Guida”
Longa-metragem “Que Horas Ela Volta?”
 
DOMINGO (a partir das 18h30)
Curtas Oficina de Animação “Boneca de Pano”
Curta-metragem “Caminhos dos Gigantes”
Longa-metragem “Zootopia”