Cinema paraibano: Fest Aruanda inscreve para edição 2019

Inscrições podem ser feitas até 31 de agosto. Evento acontece entre os dias de 5 e 11 de dezembro, em João Pessoa.

Fest Aruanda, em João Pessoa | Foto: Divulgação/Fest Aruanda
Cinema paraibano: Fest Aruanda inscreve para edição 2019
Foto: Divulgação/FestAruanda

Estão abertas as inscrições para o 14º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro que esse ano acontece entre os dias de 5 e 11 de dezembro, na rede Cinépolis do Manaíra Shopping, em João Pessoa. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de agosto através do site oficial do festival

Entre as novidades desta edição está a abertura de inscrições também para longa-metragem (até o ano passado os convites eram feitos diretamente pela organização a diretores/distribuidoras de filmes). Além disso, outras duas categorias foram criadas: Curta Universitário de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e Filme Publicitário. Estas têm validade apenas para a Paraíba, sendo que a de Filme Publicitário contempla também trabalhos oriundos de disciplinas, por exemplo. Videoclipe é outra categoria nova, aberta a todos os profissionais do meio, independentemente de vinculação com instituição de ensino superior.

Centenário do cinema paraibano

Durante a edição 2019 do festival acontecerá a celebração do Centenário das Atividades Cinematográficas em solo paraibano, que foram capitaneadas por Walfredo Rodriguez em 1919, onde fez sua iniciação profissional como cinegrafista e montador na produtora Federal Films.

Segundo o produtor-executivo do FestAruanda, Lúcio Vilar, “uma série de eventos será realizada para celebrar a data que deverá ter a participação de Vladimir Carvalho, Wills Leal, Alex Santos, entre outros que conviveram com Walfredo Rodriguez e que terão seus testemunhos renovados sobre o precursor do cinema com sotaque paraibano e matriz documental no início do século 20”. O produtor espera contar com o apoio de todos os segmentos e órgãos.