Com sessão especial, ‘Star Wars’ retorna aos cinemas com 7º filme da saga

‘O despertar da Força’, dirigido por J.J. Abrams, será lançado em uma sessão à meia-noite, no Cinépolis, em João Pessoa.

O frisson promovido pela ‘starwarsmania’ voltou. Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante – mais especificamente no ano terrestre de 1977 d.C. – estreava o primeiro Star Wars (antes conhecido no Brasil como Guerra nas Estrelas), com o subtítulo Uma Nova Esperança (que, na verdade, era o quatro episódio da série idealizada pelo então jovem cineasta George Lucas).

Depois de finalizar a trilogia com O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno do Jedi (1983), Lucas teve a possibilidade de concretizar seu universo de ficção científica como pensou com o avanço dos efeitos especiais. O resultado foi uma nova (e decepcionante) trilogia – A Ameaça Fantasma (1999), Ataque dos Clones (2002) e A Vingança dos Sith (2005) – que se passa antes da antiga.

Dando continuidade à epopeia estelar, amanhã estreia nas salas de cinema paraibanas Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (Star Wars: Episode VII – The Force Awakens, EUA, 2015), o primeiro filme de uma nova trilogia. O longa-metragem será lançado numa sessão especial à meia-noite desta quarta para quinta-feira, no Cinépolis (Manaíra Shopping), em João Pessoa.

O sétimo filme da saga se passa cerca de 30 anos após os acontecimentos de O Retorno do Jedi. Desta vez o confronto será  entre a Resistência (antiga Aliança Rebelde) e a Primeira Ordem (antes conhecido como o Império Galáctico), este último liderado pelo novo e misterioso antagonista chamado Kylo Ren (vivido por Adam Driver, do seriado Girls), que empunha um sabre de luz diferente (fazendo alusão às espadas dos templários) e tem devoção por Darth Vader, o eterno vilão do lado negro da Força.

Dentre os novos personagens estão Rey (a estreante Daisy Ridley), uma trabalhadora do desértico mundo de Jakku; Finn (John Boyega, de Sonhos Imperiais), que aparece no trailer com uma armadura de stormtrooper, mas está do lado dos ‘mocinhos’; e Poe Dameron (Oscar Isaac, o vilão do X-Men: Apocalipse), exímio piloto da Resistência.

Com o paradeiro desconhecido de Luke Skywalker (Mark Hamill), o único cavaleiro Jedi, retornam aos seus personagens Harison Ford como o mercenário Han Solo, Carrie Fisher como a Princesa Leia e Peter Mayhew como o peludo wookiee Chewbacca, além de Anthony Daniels e Kenny Baker na pele metálica dos simpáticos robôs C-3PO e R2-D2.

Quem assume o comando da nova batalha é o prestigiado J.J. Abrams – diretor que revitalizou outra franquia de sci-fi icônica, Star Trek – Jornada nas Estrelas.

Jornada ao Despertar da Força

‘Marcas da Guerra’. Entre quadrinhos, livros, games e uma infinidade de ‘spin-offs’ ligados ao universo de Star Wars, o destaque é o romance escrito por Chuck Wending que vem com o selo ‘Jornada ao Despertar da Força’. Marcas de Guerra (Aleph, 464 páginas, R$ 39,90) é a primeira obra do cânone oficial a mostrar o que acontece depois do clássico O Retorno do Jedi, dando pistas sobre o que pode-se esperar da nova trilogia que estreia com O Despertar da Força. O título (de três) aponta localizações, personagens e um sinal sobre como o novo inimigo começou a se formar após a derrota no episódio seis.